Vereador Mirim: eleições têm parlamentar reeleito e ampla participação de estudantes
Sarah relatou sua experiência como vereadora e afirmou que decidiu atuar como mesária para compreender melhor o trabalho desenvolvido durante a votação. Para ela, a comunidade precisa de mais pessoas dispostas a colaborar.
Conforme a educadora Maíra Bisol, o projeto é muito enriquecedor, pois permite que os estudantes compreendam todo o processo eleitoral. “O porquê de cada ação, da mobilização e a importância de fazermos boas escolhas”, salientou.
Confira os eleitos da EMEB Monteiro Lobato:
-
Djonatan Kauê dos Santos
-
Lucas Rodrigues da Cunha
-
Isadora Cristiano Martins
EMEB Machado de Assis
Participando pela terceira vez do projeto Vereador Mirim, a escola Machado de Assis, no bairro Canudos, foi a que mais levou estudantes às urnas: foram três sessões eleitorais, com 463 eleitores.
Responsável por acompanhar o projeto, o professor Dario de Mattos explicou que, neste ano, foram escolhidos como candidatos os estudantes mais participativos e que melhor representariam a instituição. “O projeto proporciona um grande exercício de cidadania, além da oportunidade de identificarmos os problemas e pensarmos em propostas para resolvê-los”, afirmou o educador, explicando que os candidatos apresentaram ideias relacionadas à infraestrutura da escola e do bairro Mundo Novo, mas que as proposições serão construídas coletivamente.
Atuando como mesário, Leonardo Rocha considerou o aprendizado fundamental para seu futuro como eleitor e cidadão consciente da importância do voto. Já Calebe Nunes da Rosa contou que viu seus pais envolvidos com o pleito de 2024 e ficou curioso sobre o funcionamento das urnas e da eleição como um todo. Agora, ele já sabe como votar.
Confira os eleitos da EMEB Machado de Assis:
-
Alizêe Consul
-
Pedro Henrique Consul
-
Pietra de Almeida
A próxima etapa do Vereador Mirim será a diplomação dos eleitos, que acontecerá durante a sessão plenária de 13 de agosto.