Vereador Mirim é ampliado a escolas estaduais e particulares e fecha parceria com o Tribunal Eleitoral

por Tatiane Souza última modificação 10/08/2023 17h53
03/03/2023 – O Projeto Vereador Mirim foi o motivo que trouxe o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJE), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, e o coordenador Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante à Câmara de Novo Hamburgo na tarde de quinta-feira, 2. Recebidos pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, pelo diretor da Casa, Flávio Luís Teixeira, e pelo procurador-geral, Deiwid Amaral, as autoridades confirmaram o apoio à edição de 2023 do projeto e destacaram a importância de formar cidadãos críticos, com consciência política, capazes de distinguir o certo do errado e habilitados para transitar pelo mundo contemporâneo. Neste ano, participam do Vereador Mirim quatro escolas da rede municipal, duas da estadual e uma da rede privada de ensino. O presidente Fernando Lourenço (PDT) esteve representado pelo coordenador de seu gabinete, João Ermel.
Vereador Mirim é ampliado a escolas estaduais e particulares e fecha parceria com o Tribunal Eleitoral

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Maria Carolina fez uma breve exposição sobre o projeto e cada uma de suas fases, que passam pela definição das escolas participantes, palestras no Legislativo, eleições nas escolas, diplomação e sessão do Vereador Mirim. Ela destacou que não será o primeiro trabalho que o Legislativo hamburguense desenvolve em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). 

Cavalcante enfatizou que o intuito é colaborar no processo eleitoral, estimulando os jovens a conhecer e se apropriar dos trâmites de um pleito. “A desinformação e as fake news que colocam em dúvida o processo eleitoral acabam prejudicando a aproximação que fazemos com a sociedade. Por isso, a ideia é trazer transparência para que os cidadãos entendam o que está acontecendo aqui”, ressaltou o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral. Ele salientou que mostrar aos jovens o funcionamento da urna eletrônica e a segurança do processo é fundamental, ainda mais em um país que, segundo ele, passou pela experiência em um passado recente de manipulação de votos e voto de cabresto. “Nosso sistema é constantemente tensionado e criticado, e temos de empregar transparência para desmitificar isso”, apontou. Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante frisou ainda o quanto é fundamental que os poderes unam esforços para aproximar o jovem cidadão, que daqui a pouco será eleitor ou candidato, a ter uma maior consciência política. 

O desembargador Jorge Dall'Agnol reiterou a importância de se trazer a justiça eleitoral para junto da comunidade. Nesse sentido, destacou a formação do cidadão sobre o básico do processo eleitoral em todas as suas etapas. “Atualmente, no mundo, tem se entendido que o local adequado para que se instrua o cidadão e o futuro eleitor é a escola. Essa parceria é muito importante porque leva a Justiça e o Legislativo para dentro das casas, aumentando o sentimento de pertencimento e solidariedade àqueles com os quais dividimos o dia a dia em comunidade. Não estamos apenas informando; estamos formando cidadãos habilitados a colaborar e tornar o país mais democrático, mais forte e mais justo”, declarou. 

O diretor da Câmara, Flávio Teixeira, corroborou a ideia, destacando o papel multiplicador que as crianças e adolescentes possuem em suas famílias. Já o procurador-geral enfatizou a importância de ensinar aos mais novos o que é um processo eleitoral, quem pode concorrer, quem pode votar e em quais condições um candidato é cassado. “Precisamos instigar os jovens para que pesquisem mais e se interessem pela política”, afirmou Amaral.

Para a diretora da Escola do Legislativo, a parceria deve agregar principalmente para ressaltar a democracia e o processo eleitoral transparente. “A participação do TRE se dará em diversas atividades do projeto, e não somente na fase da eleição, incluindo a capacitação dos vereadores mirins e dos professores do município”, revelou Maria Carolina. Segundo a diretora, os nomes das sete escolas participantes da edição 2023 do Projeto Vereador Mirim serão divulgados até a próxima semana.

Ao final da reunião, Maria Carolina entregou aos representantes do Tribunal a Coleção em Míudos, elaborada pela equipe da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. A coletânea do livros tem como objetivo proporcionar às crianças e aos adolescentes acesso a temas como a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha e Estatuto da Igualdade Racial, de forma acessível e com linguagem adaptada para os estudantes.