Vereador Mirim: Alunos da rede estadual aprofundam conhecimentos sobre o Parlamento e o processo eleitoral
Educação para a cidadania
A palestra inicial foi ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen. Ela explicou o papel da Câmara Municipal, destacou a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa e incentivou os jovens a conhecerem quem os representa. Na sequência, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, apresentou o programa Lideranças do Futuro, que busca aproximar os estudantes do funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
Débora do Carmo Vicente, chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, conduziu a palestra de forma leve e interativa. Ao explicar o conceito de democracia representativa, relembrou momentos da história do país em que o direito ao voto era negado a mulheres e pessoas de baixa renda. Também alertou sobre os riscos da desinformação, destacando a educação como ferramenta essencial no combate às chamadas fake news. Um dos momentos mais aguardados da tarde foi a simulação de votação com urnas eletrônicas – as mesmas utilizadas nas eleições oficiais desde 1996. Além disso, os estudantes puderam visitar setores da Câmara, como os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.
Participação feminina e protagonismo jovem
Presente na atividade, a vereadora Professora Luciana Martins (PT), Procuradora Especial da Mulher, compartilhou com os alunos sua conexão afetiva com a escola. “Estudei na instituição do 6º ao 8º ano. Sempre que passo por lá, fico emocionada. Aproveitem, hoje, a oportunidade de aprender sobre o Legislativo. Não existe vida em sociedade sem política.”
Já a vereadora Daia Hanich (MDB), também ex-aluna da rede pública, falou sobre sua trajetória: “Sou policial civil e hoje estou vereadora. Sempre estudei em escola pública. Na minha profissão, posso ajudar mães vítimas de violência e crianças em situação de abuso. Vocês têm um futuro brilhante pela frente. Aos 18 anos, já podem votar, se candidatar e apoiar pessoas comprometidas com a comunidade.”
Eliton Ávila (Podemos) destacou que os estudantes participantes da 5ª edição do Projeto Vereador Mirim são privilegiados. Muitas escolas gostariam de estar neste espaço. O momento é muito importante para vocês aprenderem a exercer a cidadania", disse.
Ricardo Ritter - Ica (MDB) também saudou o estudantes presentes e ressaltou a importância da representação feminina na política e de pessoas que carreguem os valores nos quais os eleitores acreditam.
Duas alunas da Ayrton Senna já se destacam como possíveis candidatas à vereança mirim. Gabriely Imhoff, 14 anos, ficou surpresa com o quanto aprendeu. “Sou do 9º ano e gostei muito de conhecer esse meio. Antes, tudo era dominado por homens brancos. Ver como isso mudou é muito bom.” Mayra Soares, de 12, recém-chegada ao município, também se mostrou empolgada. “Percebi que posso ajudar a mudar a realidade da minha cidade. Gosto dos temas de meio ambiente, indústria e saúde. Agora me sinto mais preparada para encarar essa concorrência", disse a estudante.
A vice-diretora da escola, Kelen Vieira, reforçou a relevância de despertar o interesse político entre os jovens. “Quanto mais conscientes forem, mais bem informados votarão — e isso significa representantes melhores e um povo mais bem atendido.”
Os alunos visitaram os gabinetes dos vereadores Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Enio Brizola (PT) e Juliano Souto (PL), onde puderam conversar um pouco mais cada um dos parlamentares. Os estudantes ainda passam pelo estúdio da TV Câmara NH.
Caderno do Vereador Mirim
Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.
Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades dentro da sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.
Sete escolas participam da edição 2025. Veja o cronograma das próximas palestras:
22/05 - EMEB Machado de Assis
12/06 - EMEB Monteiro Lobato
17/06 - EMEB Nilo Peçanha
26/06 - EEEF Osvaldo Aranha
Próximas etapas
No decorrer do projeto, os alunos seguirão com atividades em sala de aula utilizando material pedagógico preparado por uma comissão de apoio. Cada escola realizará uma eleição interna, por meio de urnas eletrônicas também do TRE/RS, para escolher dois vereadores mirins titulares e um suplente. O ápice do projeto está previsto para o último trimestre de 2025, com uma sessão especial no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Na ocasião, os vereadores mirins apresentarão projetos, indicações e pedidos de providências relacionados às demandas de suas comunidades escolares e seus bairros.