Utensílio criado por aposentado pode facilitar remoção de objetos na Casa de Bombas

por Tatiane Souza última modificação 23/04/2025 20h27
23/04/2025 – Morador do bairro Santo Afonso, o funcionário público aposentado Walmir da Silva subiu à tribuna da Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, 23, e apresentou uma proposta para a retirada de resíduos junto à Casa de Bombas. A sugestão é o uso de aparato inteiramente de metal para a remoção de objetos submersos. “No meu tempo, fazíamos a limpeza com as taquaras. Mas o mundo mudou. Então fiz com outro material, para ser utilizado pelos novos funcionários”, explicou. Segundo Walmir, a ideia não é nova e o próprio servidor já falou sobre ela diversas vezes na tribuna.
Utensílio criado por aposentado pode facilitar remoção de objetos na Casa de Bombas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Silva também pediu concurso público para a contratação de pedreiro e ferreiro para atuar na Administração Municipal. 

Com 28 anos de experiência no serviço público municipal, Walmir viveu parte de sua trajetória funcional na Casa de Bombas. “Fazíamos limpeza não só na superfície. Do fundo, tirávamos muita coisa, como pneus, carrinhos de criança, camas de ferro e até geladeiras, para não trancar as turbinas”, explicou. Na sequência, desceu da tribuna e fez uma breve demonstração de uso do utensílio. “Utilizávamos este material manual em dias de chuva”, contou. 

Tribuna Popular

A participação de cidadãos durante a sessão é viabilizada pela Resolução nº 11/1999. A normativa garante o direito à manifestação em plenário de opiniões, críticas e reivindicações. Para ocuparem a Tribuna Popular, as pessoas devem se inscrever junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, informando o assunto de interesse público que será abordado. Os espaços de fala têm duração de até dez minutos. Novo uso da Tribuna Popular pelo mesmo cidadão só é permitido após transcorridos 60 dias.