TV Câmara – Profissionais destacam a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer infantojuvenil

por Tatiane Souza última modificação 27/09/2019 12h38
23/09/2019 – O mês é marcado por ações de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Conhecido como Setembro Dourado, o movimento surgiu com o intuito de alertar profissionais da saúde, pais e a população em geral sobre a importância de observar possíveis sinais e sintomas da doença. Para trazer mais informações sobre o tema, participaram do programa Vitalidade a vice-presidente da Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, Marcia Hennemann, e a pedagoga e ex-paciente da entidade, Cilene Silva. A entrevista completa foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 17. O programa está disponível no facebook.com/tvcamaranh e também no youtube.com/tvcamaranh.
TV Câmara – Profissionais destacam a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer infantojuvenil

Foto: Kassiane Michel/CMNH

As entrevistadas falaram sobre a importância do diagnóstico precoce. E destacaram que é essencial que os pais observem as crianças. Elas explicaram alguns dos sintomas mais comuns do câncer, que são: cansaço contínuo, perda de peso sem motivo aparente, palidez inexplicada, crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local, dor e inchaço nas articulações, convulsões febris ou não, manchas roxas em lugares em que não tenham batido, dores de cabeça com perda de equilíbrio e vômitos, caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga. Segundo Cilene, os sintomas podem se confundir com o de outras doenças, por isso a observação dos pais deve ser constante. A pedagoga aponta ainda a importância do Setembro Dourado para levar informação e conscientizar a sociedade. "É fundamental que as pessoas entendam a importância da prevenção, afinal, o câncer infantojuvenil tem tratamento e a chance de cura é alta", frisou.

As convidadas falaram sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, uma entidade hamburguense que existe há 21 anos e possui o foco em atender crianças e adolescentes entre zero e 18 anos com câncer, além de oferecer apoio aos familiares. O atendimento, complementar ao tratamento do câncer, é realizado por meio do trabalho de um equipe multidisciplinar. Para entrar em contato com a entidade, os interessados em ajudar financeiramente, com a doação de suprimentos ou com trabalho voluntário podem ligar para o telefone (51) 3582-4800 ou enviar um e-mail para recepcao@amocrianca.com.br. 

Márcia e Cilene ainda divulgaram campanha Tampinha Legal e as ações brechó permanente e bazar da Amo, que ajudam a angariar fundos para manter a entidade. Durante o programa também foram abordadas questões como os exames realizados para identificar tumores e como é feito o tratamento de câncer em crianças e adolescentes.




 

 












 

 Assista ao programa na íntegra e confira: 

 

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Confira as fotografias do programa. 

Vitalidade