SindProfNH celebra 20 anos com homenagem na Câmara

por Tatiane Souza última modificação 18/08/2025 20h10
18/08/2025 – “Direito não se retira, se conquista e se avança. Que possamos estar aqui lembrando a importância de termos entidades que realmente façam o seu papel de luta e enfrentamento pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.” A frase da vereadora Professora Luciana Martins (PT) marcou o tom da homenagem aos 20 anos do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), celebrados na sessão plenária desta segunda-feira, 18. O reconhecimento partiu da própria parlamentar, que preside a entidade.
SindProfNH celebra 20 anos com homenagem na Câmara

Foto: Moris Mozart Musskopf /CMNH

Autora da iniciativa, Luciana destacou que o SindProfNH se consolidou como um espaço de defesa da educação pública, da carreira, da previdência e das condições de trabalho das servidoras e servidores municipais. “Nestes 20 anos, estivemos em diversos lugares — ruas, escolas, nesta Casa Legislativa — sempre para afirmar que a educação precisa ser prioridade além do discurso. O Sindicato tem história de luta, compromisso com a classe”, reforçou a vereadora, ao agradecer a todos os professores e professoras que contribuíram para a trajetória do SindProfNH.

O vereador Enio Brizola (PT) lembrou que os sindicatos seguem enfrentando grandes desafios. “Hoje, a luta é para manter conquistas do passado e avançar nas pautas do futuro”, disse. Segundo o parlamentar, está em jogo a defesa do serviço público de qualidade, da estabilidade no emprego, da previdência pública e social, de um bom plano de saúde. “Que o SindProfNH continue combativo, classista e que possamos lutar, sim. Porque sindicato é para lutar e não para ser assistencialista”, disse Brizola ao desejar vida longa à entidade. 

A vereadora Daia Hanich (MDB) ressaltou sua ligação pessoal com o movimento sindical. “Sempre acompanhei a luta do meu pai como sindicalista. Por isso reconheço e agradeço o trabalho de cada professor e professora que educa nossos filhos. Parabéns pela luta por uma educação melhor para a nossa cidade”, afirmou.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) destacou a atuação próxima do Sindicato junto ao Legislativo. “O trabalho de vocês é incansável em prol da educação e dos servidores. Estamos juntos em muitas pautas, seja nas visitas às escolas, nas reuniões no sindicato ou nas discussões nas Comissões desta Casa. A luta de vocês se reflete em uma educação de mais qualidade para Novo Hamburgo”, observou.

Presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP) reforçou a relevância da entidade em duas décadas de atuação. O vereador ressaltou que o SindProfNH esteve presente nos momentos mais importantes, apoiando profissionais, acompanhando debates e defendendo o direito de cada aluno a uma educação de qualidade. “Estes 20 anos tem um percurso marcado por aprendizados, desafios e um trabalho constante em prol de uma educação melhor. Temos de olhar para trás e reconhecer tudo o que foi construído, acompanhado e conquistado. Mas sobretudo olhar para frente, consciente de que os desafios da educação continuam enormes. É no esforço diário, no diálogo aberto e na dedicação constante que surgem avanços reais. Que a trajetória da entidade siga marcada pela seriedade, reflexão e pelo trabalho cotidiano sempre na busca de um ensino mais justo e de qualidade para todos”, afirmou o progressista. 

A vice-presidente do SindProfNH, Ana Maria Sartori, recebeu das mãos da Professora Luciana um quadro em homenagem à história da entidade. Em seu discurso, ela ressaltou o simbolismo da data. “Celebramos 20 anos de coragem de uma categoria que se recusou a ser invisível. O Sindicato se tornou trincheira permanente em defesa da educação pública, do magistério e da democracia. Antes do SindProfNH, éramos a maior força de trabalho do serviço público municipal, mas sem voz e sem espaço de representação. A fundação rompeu esse ciclo. Hoje reafirmamos: seguiremos sendo escudo e farol, honrando nossa história com ação, formação, mobilização e resistência. Seguiremos na luta por uma educação pública, laica, democrática e de qualidade social, honrando nossa história com ação, formação, mobilização e resistência”, declarou a sindicalista.

Compuseram a tribuna de honra da solenidade os ex-presidentes do Sindicato Gabriel Ferreira e Andreza Formento, a vice-presidente Ana Maria Sartori, a dirigente Rosane Moura, além das professoras Lígia Fleck, já aposentada, Márcia Fernandes e Carolina Aguiar. 

Saiba mais sobre o SindProfNH

A trajetória desta entidade começa muito antes de sua fundação formal. Ela nasce da percepção do magistério municipal hamburguense de que não havia, até então, uma instituição que efetivamente lutasse pelos direitos dos educadores. Nós, professoras e professores, compreendíamos que o magistério possuía características e demandas específicas, e que era necessário construir uma pauta que contemplasse essa realidade.

A partir de 2005, o desejo coletivo começou a tomar forma. Reunião após reunião, o grupo foi se fortalecendo e crescendo, até viabilizar a criação da entidade. Assim, em 16 de agosto de 2005, foi fundado o Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo – SindProfNH –, com a eleição de uma comissão provisória encarregada de encaminhar o processo de legalização da fundação.

Desde então, a entidade vem lutando e representando os professores naquilo que lhes é mais sagrado: a profissão.

Em agosto de 2006, foi eleita a primeira direção do Sindicato, consolidando a sua organização.

O SindProfNH nasceu com a responsabilidade de resgatar a valorização do magistério municipal. Uma responsabilidade que não deixa dúvidas quanto às suas bandeiras de luta. E, quando se fala em valorização, não se trata apenas de salário digno – embora este seja fundamental –, mas também de qualificação, de respeito à voz e aos desejos dos profissionais da educação. Valorizar significa garantir respeito e dignidade para que cada educador e educadora exerça, plenamente, seu papel diário de formador(a) de opinião e de cidadãos.

As ações do Sindicato têm se pautado em duas grandes frentes: a conquista de direitos e a qualificação do magistério. Sempre orientado pelos princípios da ética, da igualdade, da solidariedade e da construção da democracia.

Se as conquistas legais são relevantes, o essencial tem sido a participação e o engajamento de cada professora e professor na construção e no fortalecimento do SindProfNH. Cada um, com seu esforço, tem ajudado a colocar um tijolo a mais nessa trajetória coletiva.

Neste ano, em 16 de agosto, o SindProfNH celebrou 20 anos de fundação, consolidando-se como referência entre as entidades sindicais da região do Vale do Sinos.


Saiba mais sobre o SindProfNH

Assista à homenagem na íntegra: