Rota turística em Lomba Grande reúne atrativos culturais, naturais e gastronômicos

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/05/2023 17h14
15/05/2023 – Em abril, um grupo formado por 13 empreendimentos locais, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, anunciou o lançamento da rota turística Caminhos de Lomba Grande. A novidade aposta em um cenário de paisagens naturais para atrair pessoas de diferentes partes do estado e do país para uma imersão em espaços de lazer, vivências culturais e ofertas gastronômicas. A iniciativa foi tema da sessão da Câmara na noite desta segunda-feira, 15.
Rota turística em Lomba Grande reúne atrativos culturais, naturais e gastronômicos

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

Convidados pelo vereador Gerson Peteffi (MDB), a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Lomba Grande (Amolomba), Amanda Winck, e o tradicionalista e escritor Aurélio Strack subiram à tribuna, detalharam os objetivos da proposta e destacaram as diferentes opções de alimentação, compras, balneários e contato com a natureza.

Amanda salientou que o lançamento do roteiro turístico marcou a concretização de um sonho de mais de duas décadas. Estamos muito felizes com tudo o que está acontecendo. Foram três anos de capacitações e aprendizados. Hoje, nosso projeto é real. E junto com a rota virá muita coisa boa: mais projetos, mais desenvolvimento, mais verbas para Lomba Grande. É uma ação que já deu certo e que está crescendo cada dia mais”, iniciou Amanda, lembrando a abertura de novo período de inscrições para empreendimentos interessados a partir de outubro.

Representante da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, ponto de partida da rota turística, Aurélio Strack agradeceu o suporte ofertado pela Prefeitura e pelo Sebrae e nominou um a um os empreendimentos que integram o projeto. Nossos Caminhos de Lomba Grande são bem ecléticos, baseados no tripé cultura, natureza e gastronomia. Belezas naturais para passar o dia ao ar livre, alimentação, produtos coloniais e orgânicos, religiosidade, cicloturismo, caminhadas, eventos e muita diversidade cultural”, comentou o tradicionalista, autor do livro Lomba Grande conta sua história.

A cada final de semana, os estabelecimentos têm lotado com reservas. Isso mostra o sucesso da iniciativa. Para nós, lomba-grandenses, é uma alegria muito grande. Algo pelo qual sempre lutamos. São 13 empresas que acreditaram no objetivo. São os indutores da mudança. Costuma-se dizer que Lomba Grande é um oásis no meio da Grande Porto Alegre. Mas qual o significado disso? A rota turística veio para preencher esse espaço. Fazer com que Lomba Grande atenda a uma de suas vocações, que é o turismo rural. Identificar e impulsionar uma marca é muito importante. E é isso que estamos fazendo”, frisou Strack.

Saiba mais sobre os Caminhos de Lomba Grande.

Presidente da comissão especial que trata de assuntos relacionados aos produtores rurais de Lomba Grande, Gerson Peteffi antecipou que o grupo deve realizar uma visita a alguns dos estabelecimentos na manhã desta quarta-feira, 17. Essa atividade traz muito orgulho porque mostra uma parte do que Lomba Grande tem de melhor. É um projeto de resgate. São 13 empreendedores que expuseram suas habilidades e trouxeram para a cidade o turismo rural”, enalteceu o emedebista.

Gustavo Finck (PP) falou sobre a importância de pleitear investimentos junto a outras instâncias de governo para fortalecer a rota e cobrou a ampliação do debate sobre a implantação da ERS-010, rodovia que deve cruzar o maior bairro de Novo Hamburgo. Por fim, o vereador deixou seu agradecimento aos 13 empreendedores que mantiveram vivo o projeto até seu lançamento. “São pessoas que lutaram até o fim e que estão aqui hoje divulgando Lomba Grande para o mundo”, comemorou.

Raizer Ferreira (PSDB) recordou ter participado de algumas das primeiras reuniões e parabenizou o avanço das tratativas. Ainda não se tinha a ideia de como seria, mas havia o objetivo de fomentar o comércio de Lomba Grande. Ficaram os resilientes, aqueles que acreditaram, chegaram até aqui e que atrairão novos empreendimentos”, ressaltou. “Lomba Grande está de parabéns. Parabéns a todos os empreendimentos que aderiram”, emendou o presidente da Câmara, Fernando Lourenço (PDT).

Lomba Grande é um potencial por sua localização e história. Uma das primeiras comunidades ocupadas pelos alemães. Este é um passo muito importante e é um momento histórico”, pontuou o vereador e pesquisador Felipe Kuhn Braun (PP). “Essa era uma tentativa antiga, mas que precisava ser colocada em prática. Que consigamos implementar novos segmentos para que os Caminhos de Lomba Grande entrem de vez na rota dos gaúchos”, encerrou Ricardo Ritter – Ica (PSDB).