Próxima sessão da Câmara será no CTG Terra Nativa

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/09/2025 15h11
11/09/2025 – Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo dará início à Semana Farroupilha com uma sessão especial longe do Palácio 5 de Abril. O destino desta vez é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Terra Nativa, na rua Sapiranga, 1080, no bairro Canudos. A atividade acontecerá na próxima segunda-feira, 15, às 18h, e será aberta ao público. Além da discussão de matérias e votação de projetos, a sessão também marcará a entrega do prêmio Mérito Farroupilha. A distinção será outorgada ao tradicionalista Nelson Marques Ortácio e ao próprio CTG anfitrião.
Próxima sessão da Câmara será no CTG Terra Nativa

Arte: Pyetra Trindade/CMNH

Criada em 2010, a premiação reconhece entidades e personalidades de destaque na promoção e preservação da cultura gaúcha em Novo Hamburgo. Os agraciados foram indicados por lideranças da 30ª Região Tradicionalista. Tanto Ortácio quanto o CTG Terra Nativa receberão uma placa comemorativa ratificando o reconhecimento da Câmara às suas contribuições para a perpetuação de princípios e costumes.

Sessão especial

À exceção das homenagens, a atividade do dia 15 seguirá o mesmo rito de uma sessão ordinária, com leitura do expediente e votação da ordem do dia. No entanto, por ser realizada fora do Palácio 5 de Abril, ela recebe o nome de sessão especial. Além dos assentos disponíveis no local, os hamburguenses também poderão acompanhar ao vivo os trabalhos pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Saiba mais sobre os homenageados:

- Nelson Marques Ortácio: Patrão do CTG Porteira Velha por quatro gestões, Ortácio nasceu em 29 de dezembro de 1939 no município de Rosário do Sul, na região da Campanha. Criado sobre o lombo de cavalos, mudou-se com sua família para Novo Hamburgo em 1954, onde trocaria as lidas campeiras pelas fábricas de calçados. Ele nunca mais deixaria a cidade. No Vale do Sinos, consolidaria seu apreço pelas artes. Participou de festivais de teatro, compôs canções, criou o grupo musical Os Sentinelas do Pampa e foi o autor de mais de 200 poemas. Sua intensa atividade artística e cultural o aproximaria também da cena tradicionalista local. Em especial, do CTG Porteira Velha, do bairro Primavera, ao qual permanece vinculado há mais de 40 anos.

Saiba mais: Câmara entrega convite ao tradicionalista Nelson Marques Ortácio

- CTG Terra Nativa: Em meados dos anos 1980, um grupo de amigos passou a se reunir para tomar chimarrão e saborear comidas campeiras ao som de músicas gaúchas. A cada encontro, o interesse e o número de participantes aumentavam. As aspirações, também. Em 27 de abril de 1987, era fundado o CTG Terra Nativa, com o lema de semear e colher as tradições do Rio Grande. Após algumas sedes provisórias, a entidade inauguraria seu galpão oitavado em 26 de setembro de 1992, em terreno cedido pela Prefeitura cerca de um ano e meio antes. Desde então, a agremiação ganhou destaque no meio tradicionalista, colecionando títulos regionais em cirandas e entreveros culturais.