Projeto Vereador Mirim aproxima alunos da EMEB Machado de Assis da Câmara e do papel político
Ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, a palestra inicial falou sobre o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem quem os representa e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política. Em seguida, um servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, apresentou uma palestra sobre o tema.
Jônatas da Costa, da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), falou sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, o uso da urna eletrônica e os desafios relacionados à desinformação eleitoral. O palestrante destacou que a única maneira de combater a desinformação é por meio da educação. Nesse sentido, ressaltou a importância de iniciativas como o projeto Vereador Mirim, que contribuem para a formação dos jovens, ampliando o conhecimento sobre o funcionamento da urna eletrônica e fortalecendo o discernimento em relação à democracia participativa.
Ao final, Jônatas enfatizou que, ao falarmos sobre instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Justiça Eleitoral, seja de forma positiva ou negativa, é fundamental lembrar das pessoas que atuam nesses órgãos, comprometidas com a realização de eleições seguras e transparentes. “As instituições são feitas de pessoas”, concluiu.
Um dos momentos mais esperados da tarde foi a participação do público na simulação de votação nas urnas do TRE/RS – os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.
O professor de Língua Portuguesa Dario de Mattos, que coordena pela segunda vez o projeto Vereador Mirim na escola, explica que os alunos vêm estudando em sala de aula sobre política e sobre o funcionamento do projeto. No entanto, ele destaca que a aproximação dos estudantes com o Legislativo, por meio do projeto, amplia a compreensão sobre a dimensão da política e o papel que podem desempenhar na sociedade. “Estar no ambiente faz com que eles se sintam mais pertencentes”, conclui.
Presenças
A procuradora da Mulher na Câmara, vereadora Professora Luciana Martins (PT), explicou a responsabilidade que assumiu no Legislativo desde o início do ano e convidou os alunos a apresentarem projetos de lei para melhorias na cidade. "É um desafio estar aqui e estou muito feliz por isso. Quem colocar o nome para ser vereador, venha assistir a uma sessão aqui na Câmara”, convidou.
Ricardo Ritter – Ica (MDB) também saudou os estudantes que participaram deste quarto dia de palestras do Vereador Mirim. "Vocês estão aqui para aprender como podem melhorar a vida de quem precisa. Quem decide os rumos da cidade são os políticos em que vocês votam. Eles representam vocês", disse.
O presidente da Casa, Cristiano Coller (PP), ressaltou o papel importante e as responsabilidades de um parlamentar, além das atribuições específicas de um presidente, como a condução das sessões e a representação institucional da Câmara. Ele também parabenizou a Diretora da escola e a parceria do TRE no projeto.
Caderno do Vereador Mirim
Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.
Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades dentro da sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.
Sete escolas participam da edição 2025. Veja o cronograma das próximas palestras:
12/06 - EMEB Monteiro Lobato
17/06 - EMEB Nilo Peçanha
26/06 - EEEF Osvaldo Aranha
Próximas etapas
No decorrer do projeto, os alunos seguirão com atividades em sala de aula utilizando material pedagógico preparado por uma comissão de apoio. Cada escola realizará uma eleição interna, por meio de urnas eletrônicas também do TRE/RS, para escolher dois vereadores mirins titulares e um suplente. O ápice do projeto está previsto para o último trimestre de 2025, com uma sessão especial no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Na ocasião, os vereadores mirins apresentarão projetos, indicações e pedidos de providências relacionados às demandas de suas comunidades escolares e seus bairros.
*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.