Projeto sugere instalação de painéis fotovoltaicos nas escolas municipais

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/11/2025 20h28
10/11/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 10, o envio de uma sugestão de projeto de lei ao Executivo. A minuta, redigida pelo vereador Eliton Ávila (Podemos), propõe que as escolas municipais priorizem o uso de energia solar para seu abastecimento elétrico. O texto condiciona, no entanto, a instalação dos painéis fotovoltaicos à existência de estrutura técnica e disponibilidade econômica para a implantação. A Prefeitura terá 90 dias para avaliar a matéria e responder sobre sua viabilidade.
Projeto sugere instalação de painéis fotovoltaicos nas escolas municipais

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Eliton Ávila defende o Projeto de Sugestão nº 12/2025 como uma possibilidade de reflexão sobre o uso de energia limpa e destaca seus benefícios ambientais e financeiros. “Com a economia gerada, o Município poderá ofertar melhor conforto térmico aos alunos e professores, principalmente nos verões intensos”, opina o parlamentar, que comentou ter se inspirado em projeto de pesquisa elaborado por alunos da escola municipal Presidente Campos Salles, do bairro Diehl.

Temos uma demanda crônica na nossa comunidade escolar relacionada à questão da rede elétrica, muito antiga e que às vezes não suporta, por exemplo, o uso de ar-condicionado. Que possamos, em médio e longo prazo, adotarmos essa energia sustentável”, frisou Eliton.

Para Professora Luciana Martins (PT), todos os projetos de novos prédios escolares já deveriam contemplar a instalação de painéis solares. Já sobre o conforto térmico, a vereadora mencionou compromisso assumido pelo prefeito Gustavo Finck de que todas as unidades de ensino devem ofertar ambientes climatizados a partir de fevereiro. É fundamental que avancemos nessa questão”, ressaltou Luciana.

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias com conteúdos de iniciativa exclusiva do prefeito, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.

registrado em: