Projeto sugere instalação de caixas coletoras em bueiros
O objetivo do Projeto de Sugestão nº 10/2025 é reduzir o acúmulo de resíduos na rede de drenagem pluvial, prevenir alagamentos e otimizar a limpeza pública. A ideia da vereadora é de que os cestos coletores sejam produzidos preferencialmente com materiais reciclados, provenientes de obras públicas, e implantados prioritariamente em áreas com maior propensão a alagamentos, vias de grande circulação e locais com alta incidência de descarte irregular.
“A ausência de mecanismos adequados de filtragem nesses dispositivos contribui diretamente para a intensificação de enchentes, proliferação de doenças e degradação ambiental”, opina Luciana, que ressalta tanto o baixo custo da medida quanto o impacto positivo para a melhora da infraestrutura urbana. “Em Novo Hamburgo, essa proposta se mostra urgente e necessária diante dos recentes episódios que afetaram diretamente a vida de centenas de famílias e demonstraram a fragilidade do sistema de drenagem”, prossegue a vereadora, que propõe ainda a promoção de campanhas educativas sobre descarte correto de resíduos e o fomento a pesquisas sobre tecnologias sustentáveis de drenagem.
Na tribuna, Luciana lembrou que a proposta não é nova. Tema frequente de matérias parlamentares ao longo das últimas legislaturas, a política já encontrou acolhida, segundo a vereadora, em outras cidades do país. “Uma proposição tão simples, mas que aqui não se efetiva. Precisamos oferecer serviços públicos de qualidade para que todo mundo possa circular na rua em dias de chuva”, destacou. Ao final de sua fala, a autora mencionou ainda pesquisa apontando que três quartos das propostas anticheias apresentadas pelos vereadores da Região Metropolitana após as enchentes do ano passado estão relacionadas à questão dos bueiros.
Projeto de sugestão
O expediente é utilizado para a indicação de matérias com conteúdos de iniciativa exclusiva do prefeito, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.