Projeto sugere implantação de faixas de pedestres específicas para animais

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/11/2025 19h55
03/11/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 3, o envio de uma sugestão de projeto de lei ao Executivo. A minuta, redigida pela vereadora Deza Guerreiro (PP), propõe a criação da campanha Eu Paro para Pet. O objetivo é conscientizar motoristas e promover a segurança na circulação de animais domésticos nas vias urbanas a partir da implantação de faixas específicas para sua travessia em ruas e avenidas da cidade. A Prefeitura terá 90 dias para avaliar a matéria e responder sobre sua viabilidade.
Projeto sugere implantação de faixas de pedestres específicas para animais

Crédito: Daniele Souza/CMNH

Conforme o Projeto de Sugestão nº 11/2025, essas travessias, sinalizadas com a pintura de patas de animais, seriam inseridas junto às faixas de pedestres já existentes, com prioridade para áreas de maior movimento. “A convivência harmoniosa entre humanos e animais no espaço urbano exige medidas preventivas que reduzam os riscos de atropelamento e incentivem comportamentos responsáveis por parte dos motoristas”, defende a autora, que destaca a importância de adotar a iniciativa em pontos estratégicos da cidade, como próximo a pet shops, clínicas veterinárias e outros estabelecimentos voltados ao bem-estar animal.

A sinalização temática, além de alertar os condutores, tem também uma função educativa e de sensibilização da comunidade sobre a importância de respeitar os animais como parte do cotidiano urbano”, prossegue Deza Guerreiro. “Se temos uma faixa de pedestres com as patinhas pintadas ao lado, as pessoas já prestam um pouco mais de atenção na travessia dos tutores com seus pets. Com essa proposta, Novo Hamburgo pode se tornar referência em política pública de bem-estar animal e educação no trânsito”, finalizou a progressista.

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias com conteúdos de iniciativa exclusiva do prefeito, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.

registrado em: