Projeto sugere contratação de empresa de fisioterapia para desafogar fila de espera
Conforme o Projeto de Sugestão nº 8/2025, os atendimentos seriam ofertados a pacientes adultos e pediátricos encaminhados pela rede pública de saúde. O serviço compreenderia avaliação diagnóstica, elaboração de plano terapêutico individual, realização das sessões e orientação de exercícios complementares.
“A proposta busca elevar a oferta atual de 4.068 para 6.048 atendimentos por mês e reduzir a demanda reprimida: atualmente, mais de 700 encaminhamentos aguardam por agenda e autorização apenas nas unidades de Canudos. A contratação de 2 mil atendimentos mensais, correspondentes a um total de 200 pacientes, permitiria desafogar a fila de espera e regularizar a oferta do serviço ao longo do tempo”, avalia o autor, que explica a restrição geográfica ao bairro mais populoso da cidade. “Ao concentrar um quantitativo contratado de forma exclusiva, a iniciativa impacta positivamente outras regiões da cidade: Canudos deixará de disputar as vagas existentes com os demais bairros”, justifica Ico.
Além do atendimento ambulatorial, o projeto sugere ainda a contratação de empresa para o serviço de fisioterapia domiciliar junto a pacientes com limitações clínicas ou de mobilidade. “A previsão inicial seria de 20 atendimentos domiciliares por mês”, estima o vereador.
Manifestação dos vereadores
Ico destacou que, atualmente, as pessoas aguardam cerca de quatro meses para iniciar o atendimento em fisioterapia.
Por sua vez, Ito Luciano (Podemos) cumprimentou o colega de partido pela proposição e frisou a necessidade de atender a demanda reprimida existente no município.
Professora Luciana Martins (PT) lembrou a recente participação, no plenário, de integrantes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que atualmente conta com apenas um fisioterapeuta.
Joelson de Araújo (Republicanos) também parabenizou o colega pela indicação e pediu ao Executivo uma atenção especial à proposta, a fim de melhorar o atendimento em saúde à comunidade.
Eliton Ávila (Podemos) elogiou a tentativa de descentralização de mais um serviço público.
Projeto de sugestão
O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da Prefeitura, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.