Projeto propõe instruir estudantes sobre como agir em situações de emergência e desastres naturais
Entre as ações previstas pelo Projeto de Sugestão nº 13/2025, estão a realização de palestras, capacitação de alunos, professores e funcionários, simulações de evacuação, distribuição de materiais educativos, inclusão de conteúdos afins em sala de aula e estímulo à formação de brigadas escolares de emergência. Com o apoio da Defesa Civil, as unidades também deverão elaborar planos de emergência que contemplem a identificação de riscos específicos da localidade, definição de rotas de evacuação, estabelecimento de pontos seguros de encontro e distribuição de responsabilidades.
“Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), eventos extremos como as enchentes do ano passado tendem a se intensificar no futuro, exigindo maior capacidade de adaptação e resposta. E estudos apontam Novo Hamburgo como uma das cidades brasileiras com maior risco de impactos climáticos, devido à sua localização geográfica e densidade populacional. A magnitude dos danos causados pela enchente destaca a urgência de ações preventivas e educativas”, avalia Ito Luciano, que usa desse contexto para justificar a implementação do projeto.
“Por meio de atividades interdisciplinares e transdisciplinares, o programa capacitará alunos e professores a atuarem de forma protagonista na redução de riscos e na gestão de desastres, além de incentivar sua atuação como multiplicadores de boas práticas”, prossegue o autor. Embora inicialmente destinado às escolas municipais, o projeto prevê a possibilidade de expansão para as redes estadual e privada a partir da celebração de parcerias e convênios.
Professora Luciana Martins (PT) acredita que a proposta dialoga com o PL 140/2025, de sua autoria, que estabelece diretrizes para a comunicação de riscos e a prevenção de desastres no ambiente escolar. Para a vereadora, esse treinamento é fundamental para estudantes e educadores, pois com as mudanças climáticas é um tema que faz parte do nosso cotidiano.
Juliano Souto (PL) considerou a proposta como de grande relevância para a comunidade.
O presidente Cristiano Coller (PP) lembrou o trabalho da Defesa Civil hamburguense, que hoje está auxiliando os atingidos pelo tornado ocorrido no Paraná. Segundo o vereador, é fundamental que crianças e jovens aprendam como atuar em situações de riscos.
Projeto de sugestão
O expediente é utilizado para a indicação de matérias com conteúdos de iniciativa exclusiva do prefeito, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.