Projeto aprovado amplia atribuições do cargo de geólogo

por Tatiane Souza última modificação 06/05/2025 00h46
05/05/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 5, em primeiro turno, projeto de lei enviado pelo Executivo que amplia as atribuições do cargo de geólogo, função pertencente ao quadro de servidores efetivos da Prefeitura. O objetivo das responsabilidades acrescidas, segundo a Administração, é garantir a participação dos profissionais em ações de fiscalização da nova Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A matéria retorna à pauta nesta quarta, 7, em votação final.
Projeto aprovado amplia atribuições do cargo de geólogo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Entre os tópicos adicionados à lei de criação do cargo estão a realização de diligências e estudos de fotointerpretação; a elaboração de relatórios e pareceres; a emissão de notificações, intimações e autos de infração; e a aplicação de sanções e penalidades. “As atribuições do profissional de geologia na fiscalização ambiental são abrangentes e multifacetadas, visando à proteção e preservação do meio ambiente, bem como a promoção da utilização sustentável dos recursos naturais”, explica Gustavo Finck. Apesar das cinco vagas previstas para a função, atualmente apenas duas estão ocupadas.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.