Primeira fase do processo eleitoral do Projeto Vereador Mirim prepara estudantes para atuar como mesários

por Maíra Kiefer última modificação 07/07/2025 20h43
07/07/2025 – O Plenário da Câmara recebeu, nesta quinta-feira, 3, 35 alunos das escolas participantes do Projeto Vereador Mirim 2025, para a capacitação dos mesários mirins que irão atuar nas eleições em suas respectivas instituições de ensino. A formação foi conduzida pelas servidoras Ana Cristina Klein e Luana Rebeca Bauren, da 172ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul.
Primeira fase do processo eleitoral do Projeto Vereador Mirim prepara estudantes para atuar como mesários

Crédito: Gabriela Panassal/CMNH

Durante as orientações iniciais, foram apresentadas sugestões sobre a organização da seção eleitoral nas salas e reforçado o cuidado com o sigilo do voto. “O mais importante é garantir que a posição da urna eletrônica não comprometa o direito ao voto secreto. É preciso cuidar da circulação de pessoas atrás da cabine de votação e evitar o posicionamento próximo a janelas ou vidros”, alertou Ana.

As servidoras também explicaram o funcionamento da zerésima, os protocolos de segurança da urna e o fluxo de votação. Após as instruções, os estudantes realizaram simulações, tanto no registro do voto quanto nas demais funções que irão desempenhar no dia da eleição. Os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente, esclarecendo dúvidas ao longo da capacitação.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, além de capacitar os estudantes, a atividade proporcionou uma compreensão mais profunda sobre o papel do mesário e sua importância para a transparência e segurança do processo eleitoral. Durante o treinamento, professores acompanharam os alunos e destacaram a importância do momento. O professor de Língua Portuguesa da EMEB Machado de Assis, Dario de Mattos, explicou como foi realizada a escolha dos mesários. “O convite foi feito aos maiores, aos que sempre demonstram comprometimento e gostam de participar, mas que não se sentiram à vontade para concorrerem ao Vereador Mirim”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Cristiano Coller, acompanhou a atividade e parabenizou a iniciativa da Escola do Legislativo e o engajamento dos estudantes. “Ser mesário é uma grande responsabilidade. Vocês ajudam a garantir que tudo aconteça de forma correta no dia da eleição. Eu mesmo gostaria muito de ser mesário um dia”, comentou Coller, incentivando os estudantes a participarem ativamente do processo.

Confira o cronograma das eleições do Vereador Mirim 2025:

1) Dia 07/07 - EMEB Presidente João Goulart (manhã e tarde) - Seção 5 - 100 eleitores

2) Dia 08/07 - Escola de Aplicação Feevale (manhã e tarde) - Seção 2 - 72 eleitores

3) Dia 09/07 - EMEB Machado de Assis (manhã e tarde) - Seções 8, 9 e 10 - 463 eleitores

4) Dia 10/07 - EMEB Monteiro Lobato (manhã e tarde) - Seções 3 e 4 - 269 eleitores

5) Dia 10/07 - EEEF Osvaldo Aranha (manhã e tarde) - Seção 1 - 161 eleitores


Texto: Gabriela Panassal/CMNH

 Confira as imagens do Projeto Vereador Mirim: