Presidente da Câmara recebe comando do 3º BPM e debate ampliação de programas de segurança em escolas
O Programa PM Residente resulta de um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Brigada Militar e a Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa permite que policiais militares da ativa e com estabilidade residam em unidades educacionais dentro de escolas públicas estaduais, proporcionando maior segurança ao patrimônio escolar. O tenente-coronel Famoso ressaltou a importância de estender o programa à rede municipal de ensino e solicitou a interlocução do vereador junto ao Executivo para viabilizar essa ampliação.
“O contrato tem duração de dois anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. A iniciativa permite que o profissional da segurança economize para adquirir sua própria residência”, explicou Famoso. Atualmente, oito escolas de Novo Hamburgo já contam com o PM Residente. Segundo ele, a ampliação da iniciativa contribuiria para aumentar o efetivo policial no município e reforçar a segurança da comunidade escolar. "Aqui na cidade, temos 92 instituições municipais de ensino e cerca de 20 profissionais interessados em aderir ao programa".
A equipe do 3º BPM também apresentou o programa PM na Escola, que traz policiais aposentados de volta à ativa para atuar na proteção de instituições da rede estadual. A proposta é que o município também pudesse estudar a adesão ao projeto.
Por fim, Famoso destacou a necessidade de uma legislação que autorize empresas privadas, como shoppings, a compartilharem seus bancos de dados de controle de veículos com os órgãos de segurança. Para tanto, as empresas devem possuir o sistema LPR, que identifica veículos por meio da leitura de placas. A medida auxiliaria a Brigada Militar no combate e na resolução de crimes. O presidente perguntou se outras cidades já contavam com uma lei deste porte. O comandante ficou de repassar ao parlamentar mais informações sobre o tema.