Policiais que salvaram bebê engasgado em Novo Hamburgo recebem moção de aplauso

por Jaime Freitas última modificação 08/03/2023 20h18
08/03/2023 – No último dia 27, os soldados Pedro Abel Machado e Rafael Berlezi, lotados no 3º Batalhão de Polícia Militar, em Novo Hamburgo, salvaram um bebê de 10 meses de idade que havia entrado em parada cardiorrespiratória devido a um engasgo. Eles foram abordados pela mãe da criança enquanto realizavam o policiamento ostensivo. O sucesso na aplicação da manobra de Heimlich levou o vereador Inspetor Luz (MDB) a propor uma moção de aplauso e reconhecimento aos dois brigadianos. O texto foi discutido durante a sessão desta quarta-feira, 8, e aprovado por unanimidade.
Policiais que salvaram bebê engasgado em Novo Hamburgo recebem moção de aplauso

Foto: Daniele Souza/CMNH

Além de realizar o policiamento ostensivo da cidade, eles demonstraram a aptidão necessária para agir em situações como essa, o que foi crucial para salvar a vida do bebê Lorenzo e confortar a angústia vivenciada pelos pais”, destacou Luz. O parlamentar ressaltou que as técnicas de desengasgo fazem parte do treinamento adotado pelo 3º BPM.

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 8/2023 será enviada não apenas aos dois soldados, mas também ao comandante do batalhão, tenente-coronel Jacques Ackermann, ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, e ao secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro de Moraes.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.