Nutricionista destaca a importância do diagnóstico para controle da doença celíaca
Dados trazidos pela convidada apontam que a enfermidade afeta cerca de 1% da população mundial. No entanto, 80% dessas pessoas desconhecem conviver com a doença. “O subdiagnóstico é alto. Isso se deve à falta de conhecimento sobre a doença pelos profissionais de saúde e a errada percepção de que ela afeta apenas crianças”, explicou Fabiana. Segundo ela, pessoas passam anos sofrendo com diarreia, constipação, inchaço, perda de peso, anemia, fadiga, osteoporose ou osteopenia até chegarem ao diagnóstico correto. “Esses sintomas inespecíficos fazem com que a doença seja muitas vezes confundida com outras condições”, pontuou.
A doença
Como ocorre com as demais condições autoimunes, a doença celíaca é caracterizada por uma desordem no sistema imunológico que leva o corpo a atacar seus próprios tecidos, causando um processo inflamatório. Nesse caso, os anticorpos produzidos pela intolerância ao glúten, proteína presente em derivados do trigo, centeio e cevada, danificam o revestimento do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes.
“A falta de diagnóstico precoce pode comprometer gravemente a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas, levando a complicações que poderiam ser evitadas com o único tratamento disponível até então: a adoção da dieta isenta de glúten”, reforçou a nutricionista, que pediu maior acesso aos exames na rede pública de saúde. “Mesmo com o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da doença celíaca no SUS, os exames estão na média complexidade, e muitas vezes o paciente demora a chegar a um médico gastroenterologista, quem pedirá esses exames”, lamentou.
“Garantir a segurança alimentar às pessoas com doença celíaca é uma questão de saúde pública. E isso envolve a fiscalização adequada de estabelecimentos, a capacitação de profissionais das áreas da alimentação e da saúde, a inclusão da temática nos currículos acadêmicos e o incentivo à pesquisa científica”, concluiu a convidada.
TV Câmara
Em 2022, Fabiana Magnabosco concedeu entrevista à TV Câmara sobre os sintomas e as possibilidades de tratamento da doença celíaca. Confira a conversa com a jornalista Tatiane Lopes no programa Vitalidade: