Novo Hamburgo pode oficializar a criação do Dia do Despachante

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/09/2025 20h43
11/09/2025 – Regulamentada por lei federal, a profissão de despachante documentalista tem como principal atribuição a representação de clientes junto a órgãos públicos, acompanhando a tramitação de processos, agilizando trâmites burocráticos e garantindo o cumprimento de todas as exigências legais de documentação. Para homenagear e reconhecer a importância da atividade, a vereadora Deza Guerreiro (PP) encaminhou em agosto o Projeto de Lei nº 81/2025. Aprovado pelas comissões, o texto institui 27 de julho como o Dia do Despachante Documentalista.
Novo Hamburgo pode oficializar a criação do Dia do Despachante

Foto: Pyetra Trindade/CMNH

A data escolhida, já comemorada em diversas partes do país, faz alusão à criação, em 1937, do sindicato paulista da categoria. “Esta iniciativa atende a um anseio legítimo de profissionais que exercem um papel essencial na organização, regularização e legalidade dos processos de documentação, especialmente de veículos. Ao atuarem como intermediários, contribuem significativamente para a fluidez, segurança e eficiência dos serviços prestados à população”, opina a vereadora.

Para a autora, o PL nº 81/2025 representa também uma oportunidade de refletir sobre os desafios da profissão e ampliar o conhecimento público sobre suas áreas de atuação. “Um trabalho que exige conhecimento técnico, responsabilidade e compromisso com a legalidade, evitando erros e atrasos que poderiam causar prejuízos aos cidadãos e às entidades envolvidas”, complementa Deza.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

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