Novo Hamburgo deve criar dia em celebração ao Sesc e Senac
Na justificativa, o prefeito Gustavo Finck explica o significado do dia 16 de maio, uma alusão aos atos públicos promovidos em 2023 por professores, alunos, colaboradores e usuários, que tomaram as ruas em diversas partes do país em defesa das duas instituições. Além do reconhecimento, o Projeto de Lei nº 50/2025 também quer aproveitar a data para a realização de eventos e campanhas educativas que aproximem a população dos serviços disponibilizados pelas entidades, em atividade há quase 80 anos.
“O Senac desempenha um papel crucial na formação e atualização de profissionais para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, contando com 51 unidades escolares que atendem mais de 460 municípios gaúchos. O Sesc, por sua vez, visa promover o bem-estar social e melhorar o padrão de vida dos comerciários e suas famílias. Com 51 unidades fixas e nove móveis, o Sesc oferece programas de educação, saúde, lazer e assistência, mantendo uma tradição de atuação eficaz e alinhada ao contexto socioeconômico do estado”, defende o prefeito.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.