Mostratec retoma formato presencial após a pandemia e reúne jovens pesquisadores de oito países

por Maíra Kiefer última modificação 25/10/2022 21h14
25/10/2022 – Após dois anos sendo realizada de forma virtual, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) voltou ao formato presencial e lotou os pavilhões da Fenac com jovens, professores orientadores, pesquisadores e diversas instituições. A solenidade de abertura aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, e contou com a presença de renomadas autoridades brasileiras. O presidente do Legislativo hamburguense, Cristiano Coller (PTB), representou os vereadores nesta que é a maior feira do gênero da América Latina e cuja edição de 2022 se prolonga até 27 de outubro, das 13h30min às 21h.
Mostratec retoma formato presencial após a pandemia e reúne jovens pesquisadores de oito países

Foto: Daniele Souza/CMNH

O diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans, destacou o protagonismo dos alunos finalistas e seus orientadores ao falar durante a cerimônia de abertura da feira. “Anunciamos que depois de dois anos de muitas dificuldades e ansiedade, a Mostratec volta ao formato presencial. Hoje, reunimos mais de dois mil estudantes, 650 orientadores, provenientes de 21 estados brasileiros e mais do Distrito Federal, 150 municípios e 350 escolas para mostrar os seus trabalhos nas 14 diferentes áreas do conhecimento. Essa feira é o resultado de um movimento que se inicia em sala de aula. Ela é mais que uma onda transformadora do ensino porque torna o processo de ensino e aprendizagem muito mais estimulante”, destacou. O diretor da instituição também salientou o árduo e fundamental trabalho dos servidores, alunos e avaliadores voluntários que tornaram a feira possível. “Temos aqui uma exposição de 669 trabalhos distribuídos pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissionalizante”, falou.

A Mostratec, que é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, reúne jovens cientistas e é considerada o maior evento do gênero na América Latina. Em 2022, além da Mostra, ocorre também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto. Para finalizar a fala, Hans pediu ao governador Ranolfo Vieira Júnior que a feira pudesse se perpetuar no Rio grande do Sul fazendo parte do calendário oficial do Estado.

Os vereadores Enio Brizola (PT), Semilda dos Santos – Tita (PSDB), Raizer Ferreira (PSDB), Darlan Oliveira (PDT) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também acompanharam a cerimônia de abertura da 37ª edição da Mostratec. “Estou muito feliz em participar desta feira depois de dois anos de pandemia e voltar a ver a casa lotada de estudantes de todo o Brasil e de mais oito países, além de ter a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelas crianças do nosso município. A Câmara incentiva os jovens pesquisadores ofertando dois importantes prêmios, que garantem passagens, hospedagem e inscrição dos projetos selecionados em feiras nacionais. Inclusive estamos analisando a proposta de aumentar o número de agraciados”, destacou o presidente Cristiano Coller.

Raizer Ferreira apontou que a educação deve ser valorizada cada vez mais. “A feira traz a revelação de toda a base estudantil que temos em nossa cidade, despertando o interesse do aluno para a inovação, ciência e tecnologia. É uma satisfação muito grande encontrar centenas de pesquisas desenvolvidas pela educação infantil, básica, ensino médio e profissionalizante aqui hoje”, refletiu o parlamentar.

Ausente no evento por motivos de saúde, a prefeita Fátima Daudt foi representada pela secretária de Educação, Maristela Guasselli. “Um bom projeto resiste a mudanças de governo e, hoje, vivenciamos um momento de definição. Essa mostra é potente e reúne aqui muitos países de todo o mundo. A ciência, a tecnologia e a pesquisa são importantes na criação de soluções e percebemos isso de perto com a pandemia. Uma feira da potência da Mostratec tem continuidade e proporciona que todos nós educadores possamos aflorar o protagonismo dos nossos estudantes e professores. Protagonismo traz soluções para o mundo. Investindo em educação, poderemos cada vez mais inovar e criar alternativas viáveis para que o mundo melhore”, enfatizou. A secretaria ressaltou ainda que dez projetos da Educação Infantil e 30 do Ensino Fundamental representam a educação pública municipal de Novo Hamburgo na feira.

A secretaria adjunta de Educação do Estado, Stefanie Eskereski, também citou a importância de mesmo com a pandemia a produção dos alunos e professores não ter parado. “O trabalho virtual que vocês realizaram nestes dois anos está se refletindo hoje. E isso representa o esforço de muita gente. E de muitos municípios. Todos desenvolvendo a pesquisa científica, inovação e construindo coisas novas”, disse.

Representando o gestor do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Daniel Lavouras alertou que educação é uma pauta harmônica e não pode depender de visão política. “Vemos o futuro do país circulando por está feira. Precisamos incentivar a pesquisa como política pública não somente na universidade, mas nas escolas, na base. A criatividade e a inovação são características intrínsecas ao ser humano. O mundo está em transformação e é preciso trabalhar nestas áreas. Temos que multiplicar eventos como a Mostratec em todo país. Daqui há 40 anos, vai sobrar vagas e faltar profissionais bem preparados”, falou, informando a necessidade de mudar o cenário.

O governador foi o último a falar e anunciou que já está na Assembleia Legislativa um projeto da deputada Luciana Genro que tramita nas Comissões e tem como objetivo inserir a Mostratec no calendário oficial de eventos do RS – fato muito comemorado pela plateia presente. Ranolfo Vieira Júnior ratificou que o futuro de todos passa por eventos como a feira. “A pauta da ciência, tecnologia e inovação é tão importante para o nosso governo que uma das primeiras coisas que fizemos quando assumimos foi retomar essa temática como uma secretaria”, apontou. Para encerrar, o governador destacou que o momento é diferenciado para muito jovens que participam da Mostratec. “É tempo de conclusão e de chegada, mas também de início para todas as crianças que estão começando na pesquisa e no mundo científico”, finalizou.

Câmara e Mostratec

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo integra o rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na Mostratec. O Prêmio Cientista Júnior é concedido aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal, voltada para estudantes de ensino médio e técnico. O reconhecimento do Legislativo consiste na concessão de passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para até dois alunos e um professor-orientador por projeto participarem de feira nacional afiliada à Mostratec.

Além disso, a Câmara conta com estande fixo durante todo o evento. Estruturado com sala recepção e estúdio de televisão, o local recebe autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais. Os materiais serão disponibilizados na programação da TV Câmara, mas já podem ser conferidos pelo Youtube.com/TVcamaraNH e Facebook.com/CamaraNH

Mais informações

No total, são 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 337 na Mostratec Júnior (fundamental com 264 e infantil com 73).
Países inscritos na Mostratec 2022: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan.
A feira terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube: youtube.com/oficialmostratec
A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br

Veja as imagens do evento

37ª Mostratec (2022)