Moção parabeniza trabalho de mais de duas décadas da Associação Cantalomba

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/10/2025 19h54
06/10/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 6, o envio de uma moção de aplauso à Associação Cantalomba. O texto, elaborado pelo vereador Enio Brizola (PT), exalta a relevância do trabalho artístico, cultural e socioambiental desenvolvido pela entidade, certificada nacionalmente como ponto de cultura e que tem sua utilidade pública reconhecida pelo Legislativo desde 2008.
Moção parabeniza trabalho de mais de duas décadas da Associação Cantalomba

Foto: Daniele Souza/CMNH

Ao longo da Moção nº 52/2025, Brizola relembra os primeiros passos da iniciativa, com as atividades de musicalização no contraturno escolar, mas menciona também a evolução para outras manifestações culturais. “O projeto iniciou com oficinas de canto, violão e flauta doce. Foi executado por 15 anos pela professora da rede municipal Jacinta Scalcon, a Tita, e permitiu que alunos representassem Lomba Grande e Novo Hamburgo em diversas cidades do estado, em outras regiões do país e em viagens para a Argentina e para o Uruguai”, conta o vereador, que enaltece também os vínculos estabelecidos com a Casa da Lomba, atualmente em processo de restauração.

Saiba mais: Comissão vistoria obras de restauração da Casa da Lomba

A Associação Cantalomba participou ativamente da caminhada pelo tombamento do imóvel. Essa atuação aproximou ainda mais a Casa da comunidade local, transformando-a em importante espaço sociocultural, passando a ser um centro de desenvolvimento comunitário sob a gestão do Município, mas em parceria com a Associação Cantalomba, que desde 2004 realizava esforços de manutenção, com mutirões de limpeza, conservação e pintura”, prossegue Brizola.

Desde 2017, com a interdição da Casa da Lomba, a entidade teve suas atividades transferidas para espaços cedidos por instituições parceiras. “Atualmente, além de suas demais atividades culturais, a Associação Cantalomba executa o projeto Criando Ações Sustentáveis com Arte, Educação Ambiental e Comunicação, com o apoio do fundo social do Sicredi. As oficinas realizadas buscam conhecer os problemas ambientais relacionados à destinação de resíduos do bairro e criar ações de intervenção, capacitando os alunos para o exercício da cooperação e da cidadania em prol da sustentabilidade”, destaca o autor, que celebra também a certificação da entidade como ponto de cultura, emitida pelo Ministério da Cultura no final do ano passado.

Esse reconhecimento valoriza a história de atuação sobre a diversidade de saberes culturais, tradicionais e ancestrais existentes em Lomba Grande e arredores”, resume Enio Brizola. “Um fazer cultural comprometido com mudanças necessárias para a melhoria e a valorização da vida em seu território”, prosseguiu o parlamentar, que comentou ainda sobre o envolvimento da associação na organização do Festival de Artes de Lomba Grande, que chega este ano a sua 20ª edição.

Chamada à tribuna, a artista Fernanda Nielsen divulgou o evento e convidou vereadores e comunidade a prestigiarem suas atrações, que incluem exposições, oficinas, sarau, mateada multicultural, feira de economia solidária e o tradicional encontro de coros. As atividades ocorrem de 16 a 19 de outubro na Comunidade Católica São José e na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Além da divulgação, Fernanda também deixou seu relato sobre a criação da Associação Cantalomba, destacando o especial envolvimento da professora Tita. “Desbravadora, ela foi para a zona rural e montou um grupo de aulas de canto, violão e flauta doce com crianças que não tinham como vir até o Centro. Desde então, a entidade tem a missão de levar seus alunos a pensarem de uma forma diferente. E, a partir dessas pequenas ações, construir um mundo um pouco melhor”, salientou a artista.

Aprovada por unanimidade em turno único, a moção recebeu o acréscimo das assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Joelson de Araújo (Republicanos) e Professora Luciana Martins (PT). “Esta moção representa o reconhecimento legítimo e merecido do valor e do impacto provocado pela entidade. Parabenizo a todos que fazem parte da associação, defendendo a cultura, a arte e a música”, discursou Luciana.

Felipe recordou apresentações de grupos musicais mantidos pela entidade em eventos promovidos pela Câmara e falou sobre a importância da reabertura da Casa da Lomba. Louvamos a iniciativa da restauração, quase em conclusão, para que esse espaço possa ser novamente ocupado por vocês, que fazem a diferença na vida da comunidade de Lomba Grande”, concluiu.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: