Moção parabeniza agilidade no agendamento de mamografias

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/07/2025 19h49
14/07/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 14, o envio de uma moção de aplausos à Secretaria Municipal de Saúde pelas medidas adotadas para facilitar a marcação de mamografias. Autor do documento, Felipe Kuhn Braun (PSDB) explica que as mulheres agora já saem das unidades de saúde com os exames agendados. Para o proponente, o novo fluxo praticado é um avanço em prol do diagnóstico precoce.
Moção parabeniza agilidade no agendamento de mamografias

Foto: Daniele Souza/CMNH

O câncer de mama, quando rapidamente identificado, apresenta um altíssimo índice de cura – podendo chegar a até 98%, segundo estudos. Nesse contexto, o exame de mamografia é essencial para o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento”, reitera o vereador.

Com o aval dos demais parlamentares e as assinaturas de Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Enio Brizola (PT), Giovani Caju (PP), Ico Heming (Podemos), Ito Luciano (Podemos), Juliano Souto (PL), Nor Boeno (MDB), Professora Luciana Martins (PT) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB), a Moção nº 34/2025 será agora enviada à secretária de Saúde, Betina Espindula. O documento representa nosso reconhecimento a toda sua equipe pelo trabalho realizado”, reforça Felipe.

Luciana salientou a medida como uma otimização de processos e mencionou que o novo fluxo também está sendo adotado para o agendamento de radiografias. Enio Brizola comentou que a agilidade na marcação dos exames contempla uma das maiores queixas da Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Essa iniciativa favorece muito as mulheres. Ficamos no aguardo agora do novo mamógrafo, que está em processo de aquisição pela Universidade Feevale, conveniada com o SUS para prestar esse tipo de exame”, frisou o vereador.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: