Moção enaltece processo de tombamento do Casarão dos Friedrich

por Tatiane Souza última modificação 17/03/2021 02h36
15/03/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou no início do mês a abertura do processo de tombamento do Casarão dos Friedrich, imóvel com construção estimada em 1845 localizado na estrada Germano Friedrich, 55, no bairro Guarani. O movimento vai ao encontro de indicação encaminhada pela Câmara em meados de fevereiro, dias após um incêndio atingir parte da estrutura. Autores da sugestão, os vereadores progressistas Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck elaboraram moção de aplauso à iniciativa. O texto foi aprovado por unanimidade em plenário nesta segunda-feira, 15.
Moção enaltece processo de tombamento do Casarão dos Friedrich

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Embora de propriedade particular, o Casarão dos Friedrich tem grande valor histórico, arquitetônico e cultural para Novo Hamburgo. “Trata-se de uma das construções mais antigas da nossa cidade e que abriga parte da memória do município”, avaliam os autores da moção e proponentes da Indicação nº 465/2021 ao lado de Enio Brizola (PT). 

De acordo com a Prefeitura, o tombamento é um ato administrativo com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Após a conclusão do processo, o poder público poderá auxiliar os proprietários na colocação de uma cobertura temporária no local para a proteção do patrimônio até a restauração dos danos causados pelo incêndio. Com o Casarão oficialmente tombado, os donos também poderão angariar recursos para o restauro e manutenção do espaço por meio de lei de incentivo. 

A Moção nº 14/2021 será encaminhada digitalmente à prefeita Fátima Daudt. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.


 

Casarão dos Friedrich