Moção enaltece planejamento da Prefeitura para melhorar acessibilidade nas escolas

por Tatiane Souza última modificação 01/09/2025 20h41
1º/09/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 1º, o envio de uma moção de aplausos à Secretaria Municipal de Educação (Smed). O motivo é um planejamento encabeçado pela pasta para garantir acessibilidade física aos estudantes com deficiência. A meta, conforme o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), é promover adaptações em mais da metade das escolas municipais até o final de 2026.
Moção enaltece planejamento da Prefeitura para melhorar acessibilidade nas escolas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

“O plano contempla a instalação de rampas de acesso, corrimãos e banheiros acessíveis, além da implementação da comunicação alternativa e aumentativa (CAA), recurso que auxiliará os estudantes a se localizarem dentro da escola e ampliarem sua autonomia. A iniciativa representa um passo fundamental para assegurar a inclusão e a igualdade de oportunidades, garantindo que crianças e jovens com deficiência tenham acesso a um ambiente adequado para seu pleno desenvolvimento”, elogia Felipe, autor da Moção nº 47/2025

O parlamentar ressalta, contudo, a necessidade de dar sequência ao processo para além da meta, alcançando 100% das unidades escolares. “A acessibilidade não é apenas uma exigência legal, mas, sobretudo, um compromisso com a dignidade, a autonomia e o direito de todos à educação”, finaliza o proponente.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

 

registrado em: