Moção enaltece painel criado pela Prefeitura para monitoramento de metas e indicadores

por Daniele Silva última modificação 30/07/2025 20h27
30/07/2025 – No último dia 15, a Prefeitura de Novo Hamburgo lançou o Centro de Monitoramento da Gestão. Vinculado à Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização, o instrumento acompanha em tempo real o andamento das metas de governo, indicadores estratégicos, contratos e solicitações da população. Nesta quarta-feira, 30, a iniciativa foi tema de uma moção de reconhecimento da Câmara, aprovada por unanimidade em plenário. O documento foi elaborado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB).
Moção enaltece painel criado pela Prefeitura para monitoramento de metas e indicadores

Foto: Moris Musskopf/CMNH

A ferramenta implementada pela Prefeitura permite o controle do progresso de 450 metas de governo executadas por todas as secretarias municipais, identificando as que estão estagnadas e assegurando a entrega de resultados à comunidade. O painel também centraliza informações sobre os mais de 700 contratos vigentes, com dados sobre prazos, valores e alertas para aditamentos ou abertura de novos editais.

“Trata-se de uma ferramenta que une tecnologia à gestão estratégica, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas, com base em dados atualizados e históricos. Uma iniciativa que vai ao encontro dos princípios de transparência e eficiência na administração pública”, pontua Felipe.

Além da aprovação de todos os vereadores, a Moção nº 39/2025 também recebeu o endosso da assinatura do líder de governo, Giovani Caju (PP). O documento será agora enviado à secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.