Matraca Escola de Música completa 10 anos de história
“Seu trabalho é reconhecido pelo pioneirismo na musicalização infantil na cidade, especialmente pelas aulas voltadas a bebês de 4 meses a 3 anos, com a presença dos pais, fortalecendo vínculos familiares e estimulando o desenvolvimento global”, acrescentou Ica.
“O nosso propósito é o mesmo em todas as faixas etárias: usar a música como ferramenta de expressão, aprendizado e conexão. Temos alunos que começaram com três meses de idade e hoje tocam instrumentos, se apresentam nos palcos e seguem com a música em suas vidas”, relatou a fonoaudióloga e professora de música Ana Clara Engel, fundadora da Matraca.
Ela frisou que aulas voltadas a bebês e crianças bem pequenas foram introduzidas pioneiramente pela instituição tanto em Novo Hamburgo quanto na região, servindo de referência ao longo dos anos para que outros profissionais seguissem o mesmo caminho de atenção a essa faixa etária.
Em sua exposição na tribuna, o vereador Ica contou como ficou encantado com a musicalização dos bebês quando visitou a instituição. Ele acredita que, pelo número expressivo de alunos que iniciaram sua formação musical na escola, a comunidade hamburguense em breve verá muitos artistas de destaque no mundo da arte com passagens pela Matraca. Segundo ele, a proposta pedagógica valoriza a repetição como pilar de aprendizagem, o brincar como forma de construção do conhecimento e a música como ferramenta de expressão, socialização e formação cultural. Além da parte musical, a instituição vende em paralelo brinquedos educativos, por meio da loja Matracôlá, uma das primeiras da região a comercializar esse tipo de material e instrumentos musicais voltados à criançada.
“Sua atuação também se expandiu para a comunidade por meio de eventos como o Matraca Show — espetáculo anual que leva os alunos ao palco — e de parcerias com escolas e instituições locais”, disse Ica ao expor o trabalho da instituição homenageada.
“Ao longo desses 10 anos, a Matraca se tornou referência no ensino de música para bebês e crianças, sendo reconhecida por outras escolas de música do Brasil. Recebemos visitas, convites e hoje levamos a nossa metodologia para outros estados por meio do Matraca Cursos, que forma professores e profissionais de diversas áreas”, afirmou Ana Clara, reforçando que tudo começou em Novo Hamburgo, “uma cidade que acredita na cultura e valoriza o fazer educativo com propósito”.
“Hoje, a Matraca é parte da história de Novo Hamburgo. Ela nasceu de um sonho, mas se tornou propósito, missão e legado. Ao olhar para tudo o que vivemos — os alunos, as famílias, os professores, os palcos, os sons e os silêncios —, vejo que a Matraca é feita de vida em movimento. É isso que me faz acreditar que a música é uma das formas mais bonitas de manter viva a esperança e o amor”, finalizou Ana Clara.
A vereadora Professora Luciana Martins (PT) exaltou o tempo dedicado ao ensino da música, por saber, como educadora, as dificuldades enfrentadas por aqueles que exercem esse ofício e a importância de a instituição seguir a frase que divulga em suas redes sociais sobre a importância de despertar a alma de quem aprende.