Mais antiga instituição do município, IENH é homenageada pelos 190 anos

por Tatiane Souza última modificação 05/08/2022 13h14
04/08/2022 – A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) completou 190 anos de fundação e foi homenageada pelo Parlamento hamburguense em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 4, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. O reconhecimento partiu do vereador Felipe Kuhn Braun (PP) por meio do Requerimento nº 251/2022, aprovado pelos demais colegas. Mais antiga instituição de Novo Hamburgo, a IENH foi tombada como patrimônio histórico-cultural imaterial da cidade por meio da Lei Municipal nº 2.541/2013. Atualmente, a IENH conta com três unidades de ensino: Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, que oferecem cursos da educação infantil ao ensino superior.
Mais antiga instituição do município, IENH é homenageada pelos 190 anos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Em 1832, imigrantes alemães fundaram em Hamburgo Velho a escola que daria origem, décadas mais tarde, à instituição. Passados 190 anos, a IENH cresceu, inaugurou novas unidades, expandiu suas modalidades de ensino e se consolidou com um dos principais polos educacionais da região. O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), destacou que a instituição tem o dobro da idade do município de Novo Hamburgo. Ele ainda parabenizou o colega Felipe pela importância da homenagem e agradeceu a presença de todos.

Pastor da Comunidade Evangélica Três Reis Magos, Mauros Werling usou a tribuna para destacar o privilégio que sente ao falar sobre a história e os legados da instituição de ensino. “Como pastor e pároco da comunidade de confissão luterana de Hamburgo Velho, da qual a IENH é oriunda, me atrevo a dizer que, independentemente da religião, os valores cristãos são essenciais para que uma sociedade seja mais justa e igualitária. A história da instituição é certamente geradora de responsabilidade com o presente e com o futuro. Teve origem a partir da vida comunitária e exerce sua missão voltada para a formão integral do ser humano. Contextualiza o seu projeto pedagógico com a vida cotidiana e torna-se uma ferramenta ímpar para a formação de cidadãos comprometidos com o seu tempo. E foi com esse intuito que os imigrantes luteranos ou protestantes construíam, ao lado de suas igrejas, uma escola. Para que houvesse formação espiritual, mas que esses pudessem viver a sua fé preparados como cidadãos para viver o seu tempo”, destacou. 

Proponente da homenagem, Felipe Kuhn Braun afirmou que a sua ligação com a instituição vem de muitos anos, pela história que pesquisa e pela ascendência luterana que possui. “São 190 anos da IENH, a instituição mais antiga da nossa cidade. Quero destacar toda a contribuição para o desenvolvimento do município e da região que ela, suas escolas, suas comunidades e as pessoas que construíram e constroem essa história deram. Nosso reconhecimento àqueles que iniciaram os caminhos sobre os quais estamos trilhando hoje. Trabalharam muito para manter e ampliar a qualidade da educação, e continuar dando asas àqueles que desejam crescer." Felipe salientou que um dos maiores legados da reforma protestante e de Martinho Lutero foi na área da educação, inclusive dando oportunidade para que as mulheres pudessem estudar. Em seu discurso, o progressista citou Santo Agostinho para simbolizar o que a instituição representa: “No essencial, unidade. Nas diferenças, a liberdade, e em todas as coisas, a caridade. Conte conosco para ajudar a prosperar todas as obras luteranas”, destacou Felipe. 

Os vereadores Enio Brizola (PTB) e Gerson Peteffi (MDB) enalteceram a história e o comprometimento da instituição com o crescimento e o desenvolvimento de Novo Hamburgo e região. A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) justificou a ausência na homenagem. 

Compuseram a tribuna de honra a vice-diretora de educação básica e coordenadora da Unidade Fundação Evangélica, Déborah Cassel; a vice-diretora do ensino superior e cursos técnicos, Renata Roos; a coordenadora da Unidade Pindorama, Karina Spessato; a coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz, Célia Corrêa; o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão, Mateus Tasso; o pastor da Comunidade Evangélica Três Reis Magos, Mauros Werling; e o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, Elton Bender. Diversos colaboradores da instituição, alunos, imprensa e comunidade prestigiaram o evento na Câmara. 

Quadro de reconhecimento 

O vereador Felipe Kuhn Braun fez a entrega de um quadro em homenagem aos 190 anos da IENH ao diretor-geral da instituição, Seno Leonhardt, e ao presidente da mantenedora, Luis Artur Roennau. 

Ao usar a tribuna, Leonhardt agradeceu pela significativa iniciativa da homenagem que, segundo ele, valoriza e engrandece a instituição. Ele destacou que o reconhecimento vindo de um historiador e conhecedor de detalhes de como foram constituídas as comunidades da região, e sabedor da importância da educação para o desenvolvimento da comunidade, tem valor especial. "A educação é fator preponderante em uma sociedade mais próspera e justa. Poderia discorrer muito sobre essa história e dos alemães que tanto contribuíram para o desenvolvimento do nosso estado. Gratidão pelas pessoas que se doaram ao longo da história por uma causa tão nobre. Professores, alunos e funcionários que ajudaram a construir as características que nos diferenciam, as mantenedoras e a comunidade aqui do município e região que sempre ajudou na construção do patrimônio. Ao longo de mais de 190 anos, a IENH vem formando as principais lideranças e potenciais intelectuais em diferentes segmentos desta região e quer continuar dando asas aos sonhos daqueles que desejam crescer com responsabilidade, coragem, determinação, cooperação e espírito de equipe”, concluiu. 

Histórico

Ao desembarcarem no Brasil na primeira metade do século 19, uma das principais preocupações dos imigrantes alemães residia no estabelecimento de escolas. O compromisso com a educação e a criação de espaços de ensino exerceram papel fundamental no desenvolvimento dos núcleos de colonização. Em 1832, oito anos após a chegada dos primeiros germânicos ao Vale do Sinos, era inaugurada a Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, hoje Unidade Pindorama. Foi o início do que viria a se tornar a IENH. 

No final do século, ainda surgiriam o Oswaldo Cruz e a Fundação Evangélica, os outros dois espaços administrados pela instituição. Juntas, as três unidades garantem a oferta desde turmas de educação infantil até cursos de pós-graduação. Um de seus diferenciais está na implantação do currículo bilíngue na educação básica, pioneiro na região. A IENH também pauta suas diretrizes pedagógicas pela ênfase na liderança, no empreendedorismo e na responsabilidade socioambiental. 

Saiba mais sobre a instituição. 

A cerimônia teve transmissão ao vivo da TV Câmara pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH, onde pode ser revista na íntegra:

 

 Clique na foto abaixo para entrar na galeria do Flickr

Solene 190 anos da IENH

registrado em: