Fundação Liberato abre inscrições para cursos técnicos diurnos de 2026
A convite do vereador Giovani Caju (PP), Luft explicou que a prova envolve 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e uma proposta de redação (edital na íntegra). Neste ano, será exigida a leitura obrigatória do livro A Solidão do Amanhã, de Henrique Schneider, publicado pela Editora Dublinense. A obra, no valor de R$ 50,00, pode ser adquirida junto à Associação de Pais e Mestres.
“Há empresários que querem técnicos dessa escola. E não temos gente suficiente para suprir essas necessidades empresariais”, destacou o professor, homenageado em 2015 como Cidadão de Novo Hamburgo e escolhido em 2024 entre os agraciados com o Prêmio Ernest Sarlet de Educação, por indicação do então vereador Gustavo Finck.
Luft lamentou que, apesar de estar instalada na cidade, a Fundação Liberato não vem recebendo, nos últimos anos, o devido reconhecimento por parte dos hamburguenses. Em sua fala, pediu ajuda aos parlamentares para motivar os jovens a ingressarem nas escolas técnicas do município, mencionando a construção da nova sede do IFSul Novo Hamburgo, em terreno doado pela Trensurb ao lado do Bourbon Shopping.
A cada quatro jovens estudantes da Liberato, apenas um é do município. Segundo Luft, são quase 3 mil estudantes no período diurno. Além da qualidade do ensino oferecido, ele ressaltou a importância da Mostratec, maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, realizada anualmente pela Fundação Liberato.
“Nós estamos em um mundo de concorrência, em que teremos profundas transformações. O país ou a cidade que não se preocupar com ciência, tecnologia e inovação ficará para trás”, afirmou, lembrando que o ensino técnico voltou a ser prioridade no âmbito federal desde 2011.
Os cursos ofertados na seleção para o turno diurno têm duração de quatro anos, abrangendo aulas regulares e, ao final, um estágio curricular obrigatório. As aulas ocorrem no turno da manhã, das 7h30 às 12h, e no turno da tarde, das 13h10 às 18h30. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.liberato.com.br. Cada habilitação dispõe de aproximadamente cem vagas.
Ao mencionar a importância da Fundação Liberato para a cidade, o vereador Enio Brizola (PT) destacou sua gratidão pessoal pelo ensino ofertado pela escola. Sua filha mais velha formou-se na instituição e atualmente cursa medicina. “Nossa família deve muito à Liberato”, afirmou o parlamentar. Ele acrescentou que, além de incentivar o ensino técnico, a cidade deve lutar por escolas com ensino fundamental completo, lamentando a perda de anos finais na gestão passada.
Confira mais informações no site da Fundação Liberato.