Exposição “Vale dos Sonhos” ocupa o Legislativo com retratos da infância em comunidades periféricas de Novo Hamburgo
A mostra reúne 31 fotografias documentais e parte delas pode ser visitada no andar térreo da Câmara, de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h. A entrada é gratuita, e todas as obras contam com audiodescrição, garantindo acessibilidade a diferentes públicos. As imagens registram ações solidárias e celebrações comunitárias, como o Natal e o Dia das Crianças, realizadas em bairros e ocupações periféricas de São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Segundo os artistas, as imagens — simultaneamente poéticas e provocativas — propõem um olhar sensível sobre os direitos sociais da infância e sobre o papel transformador da arte. A exposição estabelece diálogos com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente com os artigos 16 (direito à brincadeira), 19 (direito à convivência familiar e comunitária) e 53 (direito à participação social), evidenciando como esses direitos são vivenciados — ou negados — no cotidiano das crianças retratadas.
“A ideia de sonho que a exposição traz está relacionada ao futuro dessas crianças. Que condições nós, como sociedade, estamos oferecendo para que seus sonhos possam se realizar? Podemos sonhar com um mundo onde todos os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados”, afirma o artista Mizael Domingues.
Para Mizael, Vale dos Sonhos é mais do que uma mostra fotográfica: trata-se de um chamado à conscientização e à atuação legislativa, reforçando a necessidade de políticas públicas inclusivas que assegurem um futuro digno para todas as crianças.
As fotografias foram realizadas nas comunidades Residencial Novo Hamburgo e Kaingang Por Fi Ga, e nas ocupações Steigleder e Redemix, em São Leopoldo.
Serviço
Você sabia que a Câmara oferece um espaço para exposição de artistas locais? Criado em 1995 pelo ex-vereador Darwin Kremer, o Espaço Permanente da Arte e da Cultura está localizado no térreo da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. O objetivo é oferecer à comunidade um local para exposição e apreciação pública das obras produzidas no Município. Pode ser usado por pessoas físicas, individualmente ou em conjunto, para apresentar todas as modalidades artísticas e culturais. Os interessados podem inscrever-se na Secretaria da Câmara, no 3º andar, ou pelo fone 3594-0586, com Greisi de Vargas, Relações Públicas da Câmara.