Ex-vice-prefeito defende comunidades terapêuticas como um dos eixos da política nacional sobre drogas

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/06/2025 19h47
25/06/2025 – Na próxima quarta-feira, 2, Porto Alegre recebe a consulta pública da Região Sul para a construção do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad). A legislação busca estabelecer ações e coordenar estratégias para a redução da circulação de drogas e a consolidação de iniciativas de cuidado e reinserção social. A consulta abrangerá oito eixos temáticos, mas com a possibilidade de sugestão de novos tópicos. Nesta quarta, 25, o pastor Roque Serpa subiu à tribuna da Câmara de Novo Hamburgo para divulgar o evento e defender a inclusão do acolhimento e espiritualidade prestado pelas comunidades terapêuticas como um nono eixo da política nacional.
Ex-vice-prefeito defende comunidades terapêuticas como um dos eixos da política nacional sobre drogas

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Vice-prefeito entre 2013 e 2016, Serpa teve sua participação assegurada na sessão mediante requerimento verbal da vereadora Professora Luciana Martins (PT). Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, o pastor salientou que, somente em Novo Hamburgo, essas instituições ofertam mais de 200 leitos. “A nossa bandeira de luta é manter o acolhimento e a espiritualidade. Se prosperar essa proposta de retirada, descaracterizará todo o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas no Brasil há mais de 50 anos”, pontuou.

A consulta pública da Região Sul ocorrerá no dia 2 de julho, das 13h às 18h, no Centro da Juventude Rubem Berta, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

Saiba como participar.