Estudantes hamburguenses recebem o prêmio Cientista Jovem na 33ª Mostratec

por Daniele Silva última modificação 29/10/2018 18h31
29/10/2018 – A 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) se encerrou na última sexta, dia 26, com a premiação dos trabalhos em destaque apresentados por estudantes do ensino médio e técnico. Jovens pesquisadores de todo o Brasil e de outros 21 países lotaram o Teatro Feevale para acompanhar a cerimônia. Entre os prêmios, que incluem bolsas de estudo, credenciamento e custeio para feiras nacionais e internacionais, a Câmara concedeu a honraria Cientista Jovem de Novo Hamburgo a dois projetos elaborados por talentos da pesquisa hamburguense.
Estudantes hamburguenses recebem o prêmio Cientista Jovem na 33ª Mostratec

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Conforme a Resolução nº 6/2018, o Legislativo deverá custear passagem, mais hospedagem ou taxa de inscrição para uma feira nacional afiliada à Mostratec. Por meio do auxílio, os projetos "Estudo da contaminação de águas provenientes de fontes alternativas por cepas de Escherichia coli" e "CMPC – Cinta de Monitoramento da Postura Corporal", ambos da Fundação Liberato, estarão presentes na feira Milset Brasil, que ocorrerá em Fortaleza de 28 a 31 de maio de 2019.

Antes da cerimônia, o presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), destacou que o reconhecimento visa a incentivar os alunos a buscarem novas soluções em projetos de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento. Segundo o parlamentar, cabe ao poder público oportunizar a esses jovens a experiência de apresentarem seus trabalhos fora do Estado. A coordenadora da Mostratec, Solange Romeiro, enfatizou que a feira tem se superado a cada ano em tamanho, número de projetos e de visitantes. Fato que demonstra o interesse de crianças e jovens pela pesquisa.

Projetos premiados

Destacado em primeiro lugar na categoria Medicina e Saúde, o projeto CMPC - Cinta de Monitoramento da Postura Corporal, desenvolvido pelas estudantes Larissa Rinker e Rodriane Leiria, constitui-se no desenvolvimento de um sistema eletrônico acoplado a uma cinta, que pode ser utilizado para retardar ou inibir algum problema na coluna vertebral de pessoas que o tem em estágios iniciais, ou auxiliar indivíduos que passaram por cirurgia recente. O dispositivo permite que o usuário mantenha a posição de sua coluna vertebral de forma adequada em seu pós-cirúrgico, contribuindo, então, de maneira significativa à área da saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que cerca de 80% da população ainda sofrerá com algum tipo de desconforto na coluna em sua vida, oriundo de uma postura incorreta. No entanto, esse incômodo, em 85% dos casos, pode não ter um motivo específico, abrindo espaço para que seja analisado como podem ser modificados e adequados alguns comportamentos cotidianos.

Já o Estudo da contaminação de águas provenientes de fontes alternativas por cepas de Escherichia coli, elaborado pelas alunas Daniele Ataydes e Jade Graeff, recebeu o segundo lugar na categoria Ciências Ambientais. Com o objetivo de verificar a ocorrência da E. coli em águas provenientes de bicas de uso comunitário nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom, foram realizadas análises de 11 pontos, coletadas em cinco etapas, totalizando 55 amostras. Considerando que, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde, não foi realizado um número de análises significativo nos anos de 2016 e 2017, as estudantes acreditam que a pesquisa contribua com dados relevantes para órgãos de saúde pública. As amostras de água foram coletadas durante os meses de junho e julho, de acordo com a metodologia estabelecida por Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os parâmetros bacteriológicos utilizados para avaliação foram: teste presuntivo LST, para coliformes totais; teste confirmatório EC, para coliformes termotolerantes; e inoculação em meio Ágar MacConkey. Os resultados foram comparados com os padrões legais vigentes da Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e revelaram que oito das 11 amostras analisadas não estão próprias para consumo. A bactéria Escherichia coli é a principal representante do grupo coliforme utilizada como indicador de contaminação da água. Sua presença pode apontar que a amostra recebeu uma carga fecal, fato que pode acarretar riscos à saúde da população, por ocasionar a deterioração da qualidade microbiológica da água, tornando-a imprópria para consumo. Segundo dados levantados como parte do Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, no ano de 2017, o estado do Rio Grande do Sul apresentou o aumento da contaminação de E. coli em fontes alternativas de água.

Confira todos os projetos premiados na Mostratec 2018

Câmara e Mostratec

Através de incentivos educacionais oferecidos por 33 instituições aos melhores estudos apresentados, a Mostratec estima premiações totalizando mais de R$ 1 milhão. Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo também compôs o rol de instituições apoiadoras. Desta vez, seis pesquisas de escolas hamburguenses receberam o reconhecimento do Legislativo, que consiste na concessão de passagens, mais hospedagem ou taxa de inscrição para a participação em feira nacional afiliada à Mostratec.

Além disso, a Câmara contou com estande fixo durante todo o evento. Estruturado com sala de reuniões e estúdio de televisão, o local recebeu autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais, além de sediar encontros de comissões parlamentares. A cobertura está sendo exibida no canal 16 da Net e na página da TV Câmara no Facebook.

A Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina, a 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac mais de 3 mil estudantes e mil professores-orientadores, representando escolas de todos os estados brasileiros e de outros 21 países das Américas, África, Ásia e Europa. Ao todo, 755 projetos abordaram diferentes temáticas em 13 áreas de conhecimento. A organização da feira estima que mais de 65 mil alunos de ensino médio, técnico, fundamental e educação infantil tenham se envolvido diretamente com o universo da pesquisa até saírem os trabalhos classificados à exposição.

Mostratec 2018

registrado em: