Entrega do título Mulher Cidadã mobiliza mais de cem pessoas no Legislativo

por Maíra Kiefer última modificação 07/03/2024 19h31
09/03/2023 – De diferentes municípios do estado e com idades que contemplam várias gerações, as homenageadas da edição 2023 da honraria Mulher Cidadã representam a diversidade da população feminina hamburguense. Entre as 14 escolhidas pelos parlamentares, há professoras, cozinheira, sindicalista e profissionais da psicologia, medicina, enfermagem e política. Parte dos discursos proferidos pelos participantes da solenidade, realizada na noite desta quinta-feira, 9, teve como apelo a necessidade de mais mulheres no Parlamento e nos cargos de comando. Atualmente, a Câmara de Novo Hamburgo tem como representantes apenas duas vereadoras: Lourdes Valim (Republicanos) e Semilda –Tita (PSDB).
Entrega do título Mulher Cidadã mobiliza mais de cem pessoas no Legislativo

Foto: Daniele Souza/CMNH

As duas ladearam na mesa de honra o presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), e a representante da prefeita Fátima Daudt, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jurema Pieper. “Com toda certeza, foi bastante difícil fazer essa escolha. Temos muitas e valorosas mulheres que também merecem essa referência”, disse Jurema, lembrando que as selecionadas e suas ações são exemplos para a sociedade. 

Na abertura do ato solene, Fernando Lourenço exaltou a contribuição das homenageadas e falou sobre a expectativa dos parlamentares para a entrega da honraria, uma das mais importantes realizadas no Legislativo.

Em quase três horas de solenidade, agraciadas e vereadores tiveram a oportunidade de ocupar a tribuna e fazer um relato sobre as vivências e as contribuições para a comunidade hamburguense. Para cada uma das escolhidas foi entregue um buquê de flores e um quadro com o título de Mulher Cidadã 2023. 

1. Aline de Negri Silva (Semilda – Tita)

Psicóloga, professora e psicopedagoga, Aline de Negri Silva nasceu em 1980 em Novo Hamburgo. Desenvolveu trabalho voluntário no Movimento Paz pela Deam de NH e em projetos sociais de diferentes bairros da cidade e região. Vice-diretora do Sindilojas, é responsável pelo setor de recursos humanos da entidade e pelo projeto Banco de Talentos. Empreendedora e sócia da Contratys Assessoria em RH e da De Negri Psicologia, atualmente apresenta o programa Viver Plena Mente, exibido pela Vale TV.



2. Denise Andrea de Araújo (Ito Luciano)

Natural de Porto Alegre e moradora de Novo Hamburgo há 31 anos, Denise Andrea de Araújo é professora concursada. Formou-se em Magistério, graduou-se em Pedagogia e realizou sua pós-graduação em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Projetos Sociais. Lecionou nos bairros periféricos de Novo Hamburgo, iniciando sua carreira em Canudos. Atuou nas séries iniciais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e exerceu as funções de coordenadora pedagógica e diretora. Mais tarde, assumiu a coordenação municipal do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do Cadastro Único, cargo que mantém até hoje.

 

 

3. Elisandra Marques de Andrade (Darlan Oliveira)

Elisandra Marques de Andrade nasceu em Santa Rosa em 1978. Há 12 anos trabalha como técnica de enfermagem na UTI Neonatal do Hospital Municipal. Sua dedicação e eficiência contribuíram para seu reconhecimento como profissional de destaque na área da saúde. Os cuidados dedicados aos bebês, devido à fragilidade do estado de saúde, exigem empenho, carinho e devoção, características inerentes à personalidade de Elisandra. Esses atributos também a tornaram referência, desde 2019, na Assembleia de Deus de Canudos, orientando e apoiando jovens na busca por um caminho digno dentro da sociedade. 



4. Gabriela Rosali dos Santos (Inspetor Luz)

Médica mastologista formada em 1999 pela Universidade Católica de Pelotas, fez residência em ginecologia e obstetrícia, mas especializou-se em mastologia em Milão, na Itália. Mestre e doutora pela UFRGS, atualmente leciona Medicina na Universidade Feevale. Com a ajuda da psicóloga Berlize Anschau, idealizou o grupo de apoio chamado Vida Rosa, que acolhe pacientes oncológicos e familiares. Além dessa iniciativa, lidera o projeto Bazar Rosa Choque, realizado uma vez por ano, nos meses de outubro, cuja verba arrecadada é utilizada para pagar exames de imagem, como mamografias e ecografias mamárias para pacientes do SUS.

 

 

5. Jaqueline Odete Erthal (Enio Brizola)

Natural de Três Passos, Jaqueline Odete Erthal é referência no movimento e na mobilização sindical há 20 anos. Atualmente, é a segunda mulher na presidência de uma entidade sindical da região, o Sindicato das Sapateiras e Sapateiros Trabalhadores em Componentes para Calçados de Novo Hamburgo. À frente da agremiação, representa uma categoria que, em sua maioria, é constituída por mulheres. Em sua gestão, Jaqueline busca não só a garantia dos direitos dos trabalhadores, mas também a igualdade de gênero.

 

 

6. Lia Scheffel Kirsch (Felipe Kuhn Braun)

Natural de Campo Bom, Lia Scheffel Kirsch nasceu em 21 de novembro de 1934. A irmã do artista Ernesto Frederico Scheffel, aos 88 anos, é a homenageada mais longeva dessa edição do prêmio. Aos 12 anos de idade já trabalhava na Cartonagem e Gráfica Otomit. Sua trajetória foi marcada pela luta incansável pela preservação do patrimônio histórico da cidade. Fez-se presente em todas as etapas de criação da Fundação onde estão expostas 300 obras do artista plástico. Modelo vivo em diversas pinturas e marchand de trabalhos que Scheffel permitiu comercializar, era considerada por ele seu “anjo da guarda”. Lia permanece como incentivadora de eventos culturais da Fundação Scheffel. Além do apoio às artes, foi empresária e promoveu ações beneficentes no Rotary Club Oeste e na Sociedade Aliança.

7. Lúcia Flores Moehlecke (Raizer Ferreira)

Natural de Uruguaiana, Lúcia Flores Moehlecke é bacharel em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e aposentada como servidora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reside em Novo Hamburgo desde 1988. Apenas dois anos após sua chegada, contribuiu com um projeto que deixaria marcas na cidade. Aos 46 anos, foi responsável pela fundação da Horta Comunitária Joanna de Ângelis, ocorrida em 4 de setembro de 1990. A entidade atende centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são 600 pessoas abrangidas, que recebem cestas básicas mensais, atendimentos psicológicos e de assistentes sociais. Conta ainda com apoio psicopedagógico para crianças encaminhadas por escolas municipais parceiras.

8. Lucia Thereza Ribeiro (Gerson Peteffi)

Natural de Montenegro, reside em Novo Hamburgo há 53 anos. Trabalhou na indústria calçadista e de confecções. Ao lado do marido, é voluntária nas comunidades da Paróquia Santo Antônio, São José e na Capela Nossa Senhora de Fátima. Após atuar na Pastoral da Criança, hoje também se dedica ao Cáritas. Além de visitar os enfermos do bairro Boa Saúde, onde mora, auxilia no brechó, nas doações de roupas e nas arrecadações para compra e distribuição de alimentos.



9. Maria Aparecida da Rosa (Fernando Lourenço)

Nascida em 1973, Maria Aparecida da Rosa elabora almoços três vezes por semana para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. O projeto, desenvolvido há um ano, é feito a partir de doações. Inicialmente, a proposta abrangia 30 crianças, que conseguiam alimentação digna toda segunda, quarta e sexta. Sua atuação na igreja e sua trajetória pessoal, como mãe carente de cinco filhos, serviu de inspiração para dar início ao trabalho voluntário.

 

 

 

10. Nair da Silva Flores (Ricardo Ritter – Ica)

Aos 86 anos, Nair da Silva Flores é a segunda homenageada mais velha da edição de 2023 da premiação Mulher Cidadã. É fundadora da Sociedade Beneficente Cultural Filantrópica Protegidos da Princesa Isabel e criadora do famoso evento Feijoada da Nair, para o qual ainda contribui devido a sua experiência como cozinheira profissional. Responsável pelos eventos femininos da escola de samba, dirige a ala das baianas da agremiação e é incentivadora ativa de movimentos culturais.

 

 

11. Neusa Capelletti Lasta (Vladi Lourenço)

Neusa Capelletti Lasta, natural da cidade de Porto Lucena, mora em Novo Hamburgo há 43 anos. Por 12 anos, atuou na indústria calçadista como costureira e, por outros dez, de forma autônoma como artesã, confeccionando bolsas, cintos e casacos de couro. Paralelamente, realizou trabalhos voluntários em uma escola de educação infantil. Durante mais de uma década, dedicou-se também a auxiliar pessoas idosas e teve participação ativa em projetos de sua igreja. Nos últimos anos, tem trabalhado como taxista.

 


12. Patricia Taine Beck (Gustavo Finck)

Natural de Novo Hamburgo, Patricia Taine Beck nasceu em Novo Hamburgo em 1979. Vereadora por dois mandatos, presidiu a Câmara em 2017. Com o trabalho voltado à área da saúde e ao fim da violência de gênero, idealizou a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo, inaugurada em 2018. Dois anos mais tarde, foi candidata a prefeita e, no pleito seguinte, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados.


 

 

13. Renata Crislaine Schu de Souza (Cristiano Coller)

Nascida em 1979, Renata Crislaine Schu de Souza tem sua história marcada pela dedicação ao ensino. Atuou nas redes pública e privada, em escolas rurais e urbanas da cidade. Concursada há 18 anos em Novo Hamburgo, foi diretora da EMEB José Bonifácio, no bairro Primavera, a cuja comunidade se dedicou por quase sete anos. Foi coordenadora de escolas de ensino fundamental e educação infantil, e lecionou para diferentes faixas etárias. Formada em Pedagogia pela Unisinos, voltou-se às áreas de matemática, etnomatemática e alfabetização de jovens e adultos. Graduada também em licenciatura em Educação Física, possui pós-graduação em Educação Inclusiva pela Ulbra e especialização em Gestão Escolar pela UFRGS. Atualmente, trabalha na EMEB Presidente Nilo Peçanha.

14. Rosangela Scurssel (Lourdes Valim)

Formada em Psicologia, Rosangela Scurssel é responsável pela ONG Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq), idealizada por ela há 21 anos. Presidente do Conselho Municipal de Assuntos sobre Drogas (Comen), está à frente também do conselho estadual do segmento. Seu trabalho no Comen assegurou ao órgão menção honrosa em Brasília como o melhor conselho sobre drogas do Brasil. Ela também teve seu nome reconhecido por suas contribuições para a elaboração e execução da Política Nacional sobre Drogas. Rosangela soma 30 anos de trabalho na prevenção e no combate à dependência.


Mês da Mulher

Este ano, a solenidade marcou ainda o lançamento da campanha Absorva Esta Ideia, destinada à arrecadação de absorventes. Homenageadas e familiares levaram contribuições e depositarem pacotes de absorventes em uma caixa que ficou disposta na entrada do plenário. A iniciativa prossegue ao longo do Mês da Mulher, com coleta na sede do Legislativo.

Discursos

Em ordem alfabética, uma a uma das agraciadas foi chamada a ocupar a tribuna ao lado do parlamentar que a selecionou.

“É gratificante ter como parceira uma mulher que ajuda a levantar outras mulheres. Juntas somos mais fortes”, disse Tita sobre a psicóloga Aline de Negri Silva. A vereadora contou à plateia os trabalhos em conjunto que as duas fizeram e ainda fazem. Entre eles está o projeto Comunidade em Ação, idealizado em parceria para os moradores do bairro Primavera. O vasto currículo da jovem foi enaltecido por Tita, que destacou especialmente as ações realizadas por Aline voltadas à escola Clemente Pinto e as premiações conquistadas. “Em 2001, recebeu o diploma de reconhecimento aos seus valiosos préstimos à Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira. Em 2006, foi mediadora do primeiro encontro interdisciplinar de saúde e políticas públicas da Unisinos. De 2004 a 2006, participou do núcleo de práticas sociojurídicas através do Programa de Mediação de Família da Unisinos, que ofertava serviços psicológicos”, descreveu a parlamentar.

Emocionada, a psicóloga falou sobra a satisfação de ter sido indicada por outra mulher, eleita pela população hamburguense e que, ao lado de Lourdes, compõe o pequeno universo feminino no Parlamento. E acrescentou conhecer a vereadora há mais de 40 anos, quando ainda era pequena. Em sua fala, além de se mostrar grata à indicação da vereadora, agradeceu à família, especialmente aos exemplos dados pela mãe e avó.

Na sequência, Ito Luciano (PTB) confessou estar nervoso, apesar de toda a experiência na tribuna. Ele parabenizou a homenageada Denise de Araújo pelo seu trabalho e dedicação e informou ao público que ela candidatou-se para a Câmara e obteve quase mil votos. “As mulheres, que são maioria no país, precisam se engajar na política e se candidatar”, disse Ito. Segundo ele, a marca principal do trabalho das representantes do sexo feminino é impor credibilidade às suas ações. Para ele, Denise deixará um legado para Novo Hamburgo.

Em seus agradecimentos, ela destacou como as pessoas da periferia necessitam um olhar de empatia, e reforçou que tudo que realizou foi com o coração e a alma. “Fazei de mim um instrumento de vossa paz. Que com o nosso poder acolhedor, a gente consiga levar paz; com nosso trabalho, a gente consiga ter o poder da empatia. A gente faz sem esperar retorno. Que sirvamos de modelo e esperança para todos que passarem pela nossa vida”, finalizou.

Ao vereador Darlan Oliveira (PDT) coube a escolha da técnica em enfermagem Elisandra Marques de Andrade. As dificuldades inerentes ao trabalho na UTI Neonatal do Hospital Municipal, somada aos protocolos exigidos ao longo da pandemia e o cuidado redobrado para salvar as frágeis vidas dos bebês, motivaram o pedetista a nomear a técnica em enfermagem sua representante na premiação. Além de estar na linha de frente na área da saúde pública municipal, a profissional, em suas horas vagas, dedica-se a orientar jovens, com acompanhamento psicológico e cuidados, em projetos da Assembleia de Deus em Canudos. Ele usou sua trajetória como exemplo da força que ações e orientações religiosas têm para dignificar a vida daqueles que vivem na periferia e não têm oportunidades. Ao término de sua exposição, assim como os colegas anteriores, ressaltou a necessidade de mais mulheres na política e a qualidade do mandato das atuais parlamentares hamburguenses.

Há 12 anos no Hospital Municipal, Elisandra disse ser grata a Deus por ter recebido a dádiva de cuidar do início da vida. Em sua explanação, não esqueceu de mencionar os colegas de UTI neonatal e o trabalho diferenciado que realizam no local, cuidando das crianças e acolhendo os pais. Sobre as atividades como pastora de jovens, afirmou gratidão ao marido, que ao seu lado busca incutir no grupo de 400 pessoas algo de bom e sagrado, ensinando-lhes a serem felizes com coisas simples e verdadeiras.

O vereador Inspetor Luz (MDB) enalteceu a atuação profissional da mastologista Gabriela Rosali dos Santos. Na tribuna, o parlamentar revelou as dificuldades enfrentadas pela profissional à época de sua formação, conciliando trabalho e estudos. Sua dedicação por 12 anos aos atendimentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a iniciativa de buscar recursos para subsidiar exames preventivos motivaram a escolha da profissional. Luz apontou que, na última edição do brechó anual do grupo Rosa Choque, foram arrecadados R$ 82 mil, que serão suficientes para custear cerca de mil exames. Para ele, a perseverança em buscar recursos e salvar vidas é algo inestimável.

Hamburguense, Gabriela relatou que retornou à cidade em 2005, depois de estudar em Pelotas e na Itália. Com a voz embargada, declarou não fazer distinção entre pacientes do SUS e particulares. Entre suas preocupações, está a de passar segurança e esperança à paciente impactada pelo diagnóstico. Ao término de sua fala, agradeceu aos pais por terem acreditado no sonho da Medicina mesmo sem as condições necessárias.

Na vez de Enio Brizola (PT) ocupar a tribuna, ele contou que havia definido o tema dos direitos das mulheres para indicar a sua representante. A escolha recaiu sobre Jaqueline Odete Erthal, presidente do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, que há 20 anos se dedica à luta sindical. O vereador apontou que, em 90 anos de existência, apenas três mulheres estiveram à frente da agremiação. Além de Jaqueline, mencionou os nomes de Angélica Nascimento e Neiva Barbosa.

Em sua fala, Jaqueline conclamou os presentes a se unirem contra todos os tipos de violência de gênero. Sobre o ditado que diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher, a sindicalista rebateu: “a gente salva a mulher!” Para ela, enquanto uma estiver sofrendo, todas as outras também estarão.

Ao comentar a trajetória de sua escolhida, Felipe Kuhn Braun (PP) destacou a importância de Lia Scheffel Kirsch para a preservação do patrimônio histórico. Ele reforçou a parceria e cumplicidade existente entre ela e o irmão, Ernesto Frederico Scheffel. Ao término, afirmou sentir-se honrado de prestar homenagem a ela.

Em breves palavras, Dona Lia disse que as mulheres usavam suas melhores habilidades para tornar a cidade e a sociedade melhores.

O vereador Raizer Ferreira (PSDB) enalteceu a trajetória de todas as escolhidas na edição de 2023. A respeito de Lúcia Flores Moehlecke, apontou a generosidade como sua referência ao longo dos anos em que se dedicou à Horta Comunitária Joanna de Ângelis. Ele disse que a homenageada serve como exemplo de altruísmo e solidariedade.

Brevemente, Lúcia agradeceu aos familiares, ao marido e, especialmente, a todas as mulheres que atuaram na Horta Comunitária Joanna de Ângelis.

O vereador Gerson Peteffi (MDB) elencou pontos importantes da vida de sua escolhida e da contribuição indispensável das demais agraciadas à cidade. “O Dia da Mulher, celebrado ontem (8), reflete-se nesta sessão de uma forma mágica, como uma catarse emocional. O que seria de Novo Hamburgo sem a luta dessas 14 homenageadas?”, indagou.

As palavras de Lucia Thereza Ribeiro soaram baixo no plenário devido a sua timidez e vergonha. Disse estar acostuma a atuar nos bastidores, por meio do brechó ou de ações voluntárias, trabalho que sempre teve o apoio do marido.

O presidente da Câmara, Fernando Lourenço, disse que as mulheres ali presentes são exemplos para toda a comunidade. Conhecida como Maria da Santo Afonso, a homenageada enfrentou muitas dificuldades, segundo o vereador, mas prometeu a si mesma que iria ajudar o próximo quando tivesse condições, dando o que comer e o que vestir aos mais necessitados. Atualmente, conforme o parlamentar, ela auxilia 50 pessoas.

Maria Aparecida revelou que, em breve, terá auxílio para a construção de um refeitório para que as crianças desfrutarem de melhores condições de alimentação e cuidado após as aulas.

Emocionado, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) disse que a homenageada Nair da Silva Flores, além de ser uma profissional competente, faz tudo com amor e dedicação. Fundadora e participante ativa de movimentos culturais, representa muito para a Protegidos da Princesa Isabel e para o município. Grata ao vereador, Nair lembrou que seu marido vinha com frequência ao Legislativo.

Vladi Lourenço (PSDB) exaltou a honestidade e a seriedade em tudo que Neusa Capelletti Lasta realiza, deixando um legado por seu trabalho voluntário. A homenageada se disse grata pela lembrança e recordou a importância dos familiares e amigos em sua trajetória.

Perto do término da cerimônia, o vereador Gustavo Finck (PP) brincou que levaria muito tempo para ele discorrer sobre a trajetória de Patricia Beck. O parlamentar, portanto, fez um breve resumo, dando maior ênfase ao período em que Patricia ocupou uma cadeira no Legislativo hamburguense, como a vereadora mais votada da história, a criadora da Procuradoria Especial da Mulher, umas das poucas presidentes do Legislativo e, mais recentemente, como desdobramento de sua carreira política, a suplência na Câmara Federal. Em seu pronunciamento, também reforçou a necessidade de maior representação feminina no Parlamento.

Ao chegar à tribuna, Patricia Beck comentou que passava um filme diante dos seus olhos, com todos os momentos vividos naquele plenário. “Faltam palavras para agradecer. Não sou eu que mereço este título, mas todas as pessoas que acreditaram no meu trabalho”, encerrou. Também fez questão de pronunciar-se sobre as mulheres de sua vida – avó, mãe e filhas – e o legado que planeja deixar para suas herdeiras.

Cristiano Coller (PTB) declarou estar feliz em ver a Casa cheia após a pandemia, período que exigiu protocolos e adaptações até mesmo para a entrega das premiações, feitas na casa das escolhidas. Para a sua nomeada de 2023, Renata Crislaine Schu de Souza, o vereador disse querer encher a estante da escola Nilo Peçanha de troféus e medalhas trazidos pelos alunos após as olimpíadas escolares. Com a bandeira do esporte como lema, o parlamentar reconheceu a dedicação de Renata e a valorização da educação pública por ela exaltada e defendida.

Ao falar na tribuna, Renata mostrou seu lado combativo pelos direitos do servidor público. Comentou para a plateia os últimos embates ocorridos no Legislativo referentes à reforma da previdência municipal e seus desdobramentos. A matéria pautou sessões no final do ano passado e uma audiência pública realizada em 2023. “Eu sei o quanto tu lutaste pelos nossos direitos como professores nos últimos meses. Não podemos afrouxar nunca”, disse.

Última parlamentar a se pronunciar na solenidade, Lourdes Valim falou sobre a rejeição e as dificuldades enfrentadas pelos dependentes químicos, e a luz e apoio que encontram em sua homenageada. Rosângela Scurssel, escolhida pela parlamentar pelo trabalho no Conselho Municipal de Assuntos sobre Drogas (Comen), é referência há mais de 30 anos na recuperação de pessoas acometidas por essa doença que destrói tantos lares e famílias.

Ao ter a oportunidade de prestar seus agradecimentos, Rosângela Scurssel contou que se espelhava em sua mãe, presente à solenidade mesmo aos 94 anos, um exemplo de força e de executar da melhor maneira possível suas tarefas. Na despedida, pediu à sociedade que dê a devida atenção ao tema da dependência química. “Olhem para essas pessoas. Elas não são a doença. Elas precisam de ajuda!”, conclamou.

Confira aqui todas as fotos da solenidade:

 

Título Mulher Cidadã 2023