Emeb Nilo Peçanha é a penúltima escola a visitar a Câmara na primeira etapa do Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 18/06/2025 21h06
18/06/2025 – A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nilo Peçanha foi a penúltima instituição a visitar a Câmara de Novo Hamburgo na primeira etapa do projeto Vereador Mirim. Em visita realizada na tarde desta terça-feira, 17, os estudantes aprenderam mais sobre o papel do Parlamento, a importância da participação política e os desafios no combate à desinformação. Um dos principais objetivos da ação é aproximar os jovens do funcionamento da democracia e incentivar o protagonismo juvenil.
Emeb Nilo Peçanha é a penúltima escola a visitar a Câmara na primeira etapa do Vereador Mirim

Fotos: Pyetra Trindade/CMNH

Ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, a palestra inicial abordou o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem seus representantes e a se envolverem desde cedo nos espaços de decisão política.

Maria Carolina explicou que o projeto se aproxima da sua segunda fase. “A próxima etapa será capacitar os alunos que atuarão como mesários e, em seguida, vamos acompanhar, juntamente ao o Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo, as eleições nas escolas.”

Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, Débora Vicente, ministrou palestra reforçando que a urna eletrônica é um instrumento seguro de eleição e que a desinformação deve ser combatida. Nesse contexto, ampliou o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento do sistema eleitoral e fortaleceu a compreensão sobre a democracia participativa. Ela reforçou que todo brasileiro, nato ou naturalizado, pode votar. “A urna é levada a todos os cantos do país, inclusive para locais remotos, como tribos indígenas no Amazonas, pois é importante que todos tenham acesso à votação.”

A diretora da escola, Marilane Mendes, afirmou que o tema é trabalhado a partir do estudo da história da política no Brasil e no mundo. Segundo ela, projetos como o Vereador Mirim enriquecem o conhecimento dos alunos sobre os três poderes. “As crianças aprendem na escola o que é o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Acredito que vamos colher os frutos dessa educação brevemente. A expectativa é que eles conheçam a real função de um vereador e sua participação na sociedade”, concluiu.

Pré-candidato a vereador mirim, Samuel Messi Coller revelou que suas propostas incluem maior incentivo aos esportes, separação de resíduos e aumento do tempo de recreio. “Acho que é importante participar do projeto. É sempre bom aprender sobre política.”

Um dos momentos mais aguardados da tarde foi a simulação de votação em urnas eletrônicas, com os mesmos equipamentos utilizados nas eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.

 

Presenças

O presidente da Casa, Cristiano Coller (PP), ressaltou as responsabilidades de um parlamentar, além das atribuições específicas do presidente, como a condução das sessões e a representação institucional da Câmara. Ele também parabenizou a equipe da Escola do Legislativo e a parceria do TRE-RS no projeto.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), por sua vez, dirigiu-se aos estudantes destacando o papel fundamental da participação cidadã na consolidação da democracia. Explicou as atribuições do cargo de primeiro-secretário nas sessões e enfatizou a importância do exercício da cidadania.

A procuradora da Mulher na Câmara, vereadora Professora Luciana Martins (PT), explicou a responsabilidade que assumiu no Legislativo desde o início do ano e convidou os alunos a apresentarem projetos de lei para melhorias na cidade. "É um desafio estar aqui e estou muito feliz por isso.” Por fim, convidou os candidatos a acompanharem uma sessão na Câmara.

Caderno do Vereador Mirim

Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.

Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades em sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.