EMEB Monteiro Lobato retorna ao Palácio 5 de Abril na 5ª edição do Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 16/06/2025 19h47
12/06/2025 – Alunos da EMEB Monteiro Lobato, alguns já pré-candidatos a vereadores mirins, visitaram a Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quinta-feira, 12. Os estudantes participaram de palestras promovidas pela Escola do Legislativo e pelo TRE-RS, abordando o papel dos vereadores, os desafios no enfrentamento ao racismo e à violência de gênero em ambientes legislativos, reforçando a importância da sociedade na construção da democracia e no combate à desinformação. A atividade integra a primeira etapa do projeto Vereador Mirim.
EMEB Monteiro Lobato retorna ao Palácio 5 de Abril na 5ª edição do Vereador Mirim

Foto: Pyetra Trindade/CMNH

Ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, a palestra inicial abordou o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem seus representantes e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política.

Em seguida, Débora Vicente, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, falou sobre representatividade na política e a segurança das urnas eletrônicas. A palestrante reforçou que a urna é um instrumento inviolável e que a desinformação deve ser combatida. “O voto é secreto porque é nosso direito não expor nossa escolha”, explicou aos alunos, destacando os direitos dos cidadãos no processo eleitoral.

 

Um dos momentos mais aguardados da tarde foi a participação do público na simulação de votação em urnas eletrônicas, utilizando os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.

Acompanhando os estudantes, a professora Danieli Ganassini destacou a importância de abordar pautas como o combate ao racismo e a luta pela causa indígena. “Explicamos aos alunos que é importante ter uma visão crítica na tomada de decisões e que tudo é política – até mesmo não decidir.” Ela acredita que a política ainda parece distante para os jovens e que, por isso, o projeto serve como ferramenta de desmistificação e educação.

A pré-candidata a vereadora mirim Laura Jacobus ressaltou que é importante entender e participar da política, pois essa é uma maneira de construir um futuro melhor. Já Lucas Rodrigues, aluno que foi vereador mirim em 2023, retornou à Câmara e manifestou o desejo de participar novamente do processo eleitoral.

O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), marcou presença no evento e destacou a iniciativa como um exemplo concreto de educação política sendo aplicada no ambiente escolar. Já o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) dirigiu-se aos estudantes ressaltando o papel fundamental da participação cidadã na consolidação da democracia. A vereadora Professora Luciana Martins (PT), por sua vez, chamou atenção para a importância da presença feminina nos espaços de poder e para a luta contra a violência de gênero. Um dos primeiros projetos aprovados durante seu mandato, inclusive, teve autoria de uma ex-vereadora mirim.


Caderno do Vereador Mirim

Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.

Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades em sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.