Emeb Machado de Assis encerra ciclo de palestras da 1ª etapa do Projeto Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 24/05/2023 20h22
23/05/2023 – Em sua segunda participação no Projeto Vereador Mirim, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Machado de Assis retorna à Câmara de Novo Hamburgo com um novo grupo de alunos, na faixa etária de 10 a 14 anos, curiosos e com expectativa de transformar a localidade na qual se inserem. Mesmo antes de assistirem às palestras programadas para esta terça-feira, 23, seis estudantes anteciparam o interesse em se candidatar. Entre as proposições dos futuros políticos estavam melhorias nas calçadas, em fiações, acessibilidade, assim como o fim do desperdício provocado por vazamentos de água. A atividade encerrou a primeira fase da iniciativa promovida pela Escola do Legislativo de Novo Hamburgo e Tribunal Regional Eleitoral/RS (TRE). De 4 a 7 de julho, estão previstas as eleições nas escolas, com diplomação programada para o mês de agosto.
Emeb Machado de Assis encerra ciclo de palestras da 1ª etapa do Projeto Vereador Mirim

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Na primeira fila da plateia, a turminha engajada que almeja representar os alunos da Machado de Assis era composta por Maria Clara Raupp, 10 anos, Beatriz Ferreira Gheller, 11 anos, Guilherme Krummenauer Quintana, de 11 anos, Maria Antonia de Souza dos Santos, 12 anos, Samuel Elizandro de Brito Corrêa, 13 anos, e Vinícius Bryan Moreira Pinheiro, 12 anos. Uma situação vivenciada recentemente por Vinícius fez ele refletir sobre a manutenção do passeio público e a segurança física dos transeuntes. Ele relatou ter quase caído ao pisar em uma tampa de bueiro sem a conservação adequada.

O envolvimento do grupo reflete uma diretriz da instituição de ensino, que estimula que os alunos voltem o olhar às necessidades do entorno da escola. Em 2019, estudantes da Emeb participaram ativamente da proposta e conseguiram uma melhoria importante para o bairro Canudos: a revitalização da praça situada atrás da Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo.

Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a professora Elis Regina Mello lembrou ao grupo presente que integrar o Projeto Vereador Mirim é uma grande oportunidade para ajudar a comunidade, e que percebia entre os participantes potenciais vereadores. Ao olhar os rostinhos, Elis reconheceu alunos com os quais conviveu ao longo dos sete anos em que esteve na coordenação da Emeb Machado de Assis.

Inspirados na mobilização dos colegas da outra edição, os estudantes de 5° a 7º anos ouviram os conteúdos expostos pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pela chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente.

Responsáveis pelas palestras, elas abordaram o funcionamento dos três poderes, em especial do Poder Legislativo municipal, elencando as principais funções dos vereadores. O processo eleitoral, a segurança das urnas eletrônicas, a importância de aumentar a representatividade das mulheres na política e como identificar fake news e não propagar falsas informações também foram pautas dos esclarecimentos trazidos aos estudantes.

Durante a atividade, o vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB) acompanhou as explicações e contou um pouco da sua trajetória escolar e confidenciou que não imaginava ser político na idade dos alunos presentes, lembrando que o cenário político é bem distinto, nos idos dos anos 70, especialmente por ainda não ter ocorrido a redemocratização do país.

Os alunos fizeram um tour guiado pelos setores administrativos da Casa, como a TV Câmara e o Memorial Leopoldo Petry, e também passaram pelos gabinetes parlamentares e conversaram com os vereadores Gustavo Finck (PP), Ica e Raizer Ferreira (PSDB). Além da Machado de Assis, integram a edição deste ano a EEEF Otávio Rosa, as Emebs Martha Wartenberg, Monteiro Lobato, Presidente João Goulart, a Escola de Aplicação Feevale e o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig. 

Que projeto é este?

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 5º ao 9º ano das redes municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins.

Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

Conforme lembrou a diretora Maria Carolina, desde 2019 também é realizada uma oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pela proposta nas escolas. “O intuito é que eles estejam mais bem preparados para auxiliar os alunos no momento da elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, prevista para o mês de novembro."

 Clique para ver as fotos do tour dos alunos pelo Legislativo:

Vereador Mirim