Duas escolas participam esta semana do Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h13
25/06/2018 – A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim em 2018, que reúne estudantes em palestras sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a participação cidadã na política, continua esta semana com turmas de mais duas escolas. Na terça-feira, 26 de junho, um grupo de 45 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João, do bairro Guarani, acompanhará a atividade, realizada no Plenário da Câmara e que envolve ainda visitação guiada pelos diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril. Já na sexta-feira, dia 29, será a vez de cerca de 70 alunos da EMEF Martha Wartenberg, escola do bairro Canudos. Ambas as palestras iniciam às 14 horas.
Duas escolas participam esta semana do Vereador Mirim

Foto: Viccenzo Zang/CMNH | Foto abaixo: Luís Francisco Caselani/CMNH

Ainda há mais um encontro programado, no dia 3 de julho, para turmas da EMEF Ana Néri, do Jardim Mauá. Com isso, as sete escolas participantes terão finalizado a primeira etapa do Vereador Mirim, aproximando cerca de 550 estudantes ao Parlamento hamburguense. A partir disso, o projeto entra em nova fase. Na manhã desta segunda-feira, dia 25, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, e integrantes da Secretaria de Educação (Smed) reuniram-se com representantes das EMEFs para repassar o cronograma das próximas atividades.

Até setembro, alunos e professores trabalharão material pedagógico de apoio, elaborado a partir do trabalho conjunto de servidores da Câmara e da Smed. Enquanto isso, cada escola constituirá sua comissão eleitoral, composta pelo coordenador pedagógico, professor responsável pelo projeto e dois alunos (os quais não poderão se candidatar). Caberá ao quarteto organizar o pleito que definirá, até 24 de agosto, os dois vereadores mirins que representarão cada instituição, bem como um suplente. Os 21 eleitos serão diplomados durante a sessão plenária do dia 12 de setembro e trabalharão, a partir de sua escolha, na elaboração de proposições legislativas, que serão apresentadas em sessão especial no dia 6 de novembro, quando os jovens ocuparão as cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender.

registrado em: