Deputado estadual presta contas de seu mandato e destaca foco na segurança pública
“A municipalização da segurança é algo importante. E Novo Hamburgo tem uma guarda capacitada, preparada e equipada”, celebrou o deputado, que listou alguns dos projetos de lei apresentados por seu gabinete desde 2023. Entre eles, o que deu origem à Lei Complementar Estadual nº 15.989/2023. A norma autoriza o Estado a repassar às guardas municipais recursos arrecadados dentro do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg/RS). “Para que todas as empresas possam destinar 5% do valor de seu ICMS diretamente para as guardas”, explicou Zucco.
“Como político, faço o que fiz a vida inteira: combato a criminalidade. Estamos trabalhando pesado contra as facções. Apresentei projeto de lei que proíbe a divisão de detentos nos presídios. O que acontece hoje em dia é que um homem, ao cometer um crime, adentra o sistema prisional e precisa escolher com qual facção vai ficar. Com isso, quando termina de cumprir sua pena, é obrigado a continuar cometendo crimes, para abastecer e sustentar a mordomia dos que permanecem presos”, revelou o deputado, que comentou também sobre o protocolo de uma proposta para proibir tomadas elétricas nas celas. “Para impedir que continuem utilizando celulares e comandando crimes lá de dentro”, reforçou.
Presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Adoção, Acolhimento, Apadrinhamento e Proteção das Crianças e Adolescentes, o deputado mencionou ainda a importância de iniciativas voltadas à juventude. Entre suas lutas, comemorou a conquista de prioridade na convocação para o serviço militar para jovens abrigados. “Temos também um projeto de lei que prevê cotas na Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) àqueles que serviram”, acrescentou.
Candidato a vice de Zucco nas eleições de 2020, Juliano Souto enalteceu tanto sua passagem como deputado quanto sua atuação como servidor da Polícia Civil. “Ele tem feito inúmeras contribuições relevantes ao estado, sempre representando a nossa cidade. Um trabalho com muita seriedade, carinho e afinco, defendendo os interesses do nosso município. Novo Hamburgo lhe agradece por todo o trabalho realizado”, frisou o vereador, que elogiou também a aprovação da Lei Estadual nº 16.128/2024, que autoriza a implantação de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul.
Souto indagou ainda a respeito da percepção do deputado sobre o trabalho desempenhado pelo governador Eduardo Leite. O vereador criticou o documentário Todos Nós por Todos Nós, produzido pelo Governo do Estado para narrar a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes do ano passado. Para Juliano Souto, o vídeo retrata o governador como protagonista dessa recuperação. “Ele fez uma autopromoção visando às eleições presidenciais”, asseverou. Delegado Zucco concordou. “Agora, o governador só fala em ser candidato a presidente. Esqueceu os problemas do Rio Grande do Sul”, declarou.
Ex-assessor do deputado estadual, Joelson de Araújo (Republicanos) agradeceu a presença do colega de partido e salientou sua sensibilidade ao permitir a construção coletiva de suas propostas legislativas. “É um parlamentar que representa realmente o nosso estado. Um homem perseverante que luta por nossos direitos”, classificou Joelson.
A vereadora e inspetora Daia Hanich (MDB) parabenizou os serviços prestados por Zucco à Polícia Civil e agradeceu o envio de recursos à Guarda Municipal. “O senhor sempre foi um delegado muito atuante e representa muito bem a pauta da segurança na Assembleia Legislativa”, pontuou. Deza Guerreiro (PP) salientou a importância da destinação de emendas para a saúde e para a causa animal, principal bandeira de seu mandato como vereadora. Já o presidente Cristiano Coller (PP) externou sua simpatia às escolas cívico-militares e pediu uma atenção especial à escola Osvaldo Aranha, que esteve perto de adotar o modelo.