Conheça os 21 vereadores mirins que serão diplomados em agosto

por Tatiane Souza última modificação 21/07/2025 16h23
17/07/2025 – Entre os dias 7 e 11 de julho, sete escolas de Novo Hamburgo participaram da etapa eleitoral do Projeto Vereador Mirim. Durante a semana de votação, os alunos se engajaram nas campanhas, apresentaram propostas e exerceram o direito ao voto. A etapa evidenciou o interesse e a responsabilidade das crianças e jovens com o futuro de suas escolas e comunidades. O processo simulou uma eleição real, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) e mobilizou estudantes dos ensinos fundamental das redes municipal, estadual e particular.
Conheça os 21 vereadores mirins que serão diplomados em agosto

Arte: Luiza Fogaça/Escola do Legislativo

Ao todo, 1.263 alunos participaram da votação em 12 urnas eletrônicas, com o apoio de mais de 20 servidores da Câmara Municipal e do TRE. Foram 61 candidatos inscritos e 21 estudantes eleitos (14 titulares e 7 suplentes), em uma ação que levou cidadania para dentro das salas de aula.

Criada pela Câmara em 2017, a iniciativa busca aproximar os jovens da política e incentivar o exercício da democracia. Estudantes do 5º ao 9º ano participam de palestras na sede do Legislativo, aprofundam os conteúdos em sala de aula e, com apoio da Justiça Eleitoral, vivenciam o processo completo de uma eleição.

Diplomação

Os alunos eleitos serão, agora, diplomados em 13 de agosto, em cerimônia oficial no Plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Conheça a quinta Legislatura de vereadores Mirins.

 

Formação cidadã

O Projeto Vereador Mirim estimula o protagonismo estudantil por meio de uma formação prática em política. Os alunos vivenciam todas as etapas de uma eleição: campanha, votação, diplomação e atuação legislativa. O ponto alto do projeto é a Sessão Especial do Vereador Mirim, quando os estudantes levam ao Plenário da Câmara proposições que refletem demandas reais de suas escolas e bairros.

Coordenação

A ação é coordenada pela Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do TRE-RS, da Escola Judiciária Eleitoral e de diferentes setores da Câmara, como Comunicação, Cerimonial, Procuradoria e Administrativo.