Comissão Especial visita empreendimentos na nova rota turística Caminhos de Lomba Grande

por Jaime Freitas última modificação 26/05/2023 12h52
17/05/2023 – A Comissão Especial para tratar dos assuntos relacionados com os Produtores Rurais de Lomba Grande esteve nesta manhã em visita a sete empreendimentos pertencentes a recém-criada rota turística Caminhos de Lomba Grande. Localizada a poucos minutos do centro urbano de Novo Hamburgo e com fácil acesso, a rota está em uma região que preserva suas características coloniais, múltipla em cultura, gastronomia e eventos. Os vereadores Darlan Oliveira (PDT), Gerson Peteffi (MDB), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Semilda-Tita (PSDB) estiveram na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, Fruteira A Tenda, Restaurante e Café Colonial Lomba Grande, Amigos da Terra Casa Natural e Café, Mel Lomba Grande, Eco Parque Lomba e no O Perdigueiro Restaurante.
Comissão Especial visita empreendimentos na nova rota turística Caminhos de Lomba Grande

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

No total, a rota conta com 13 estabelecimentos que fazem parte do roteiro oficial do ‘Caminhos de Lomba Grande”, que se uniram para mostrar atrativos culturais, naturais e gastronômicos do bairro rural de Novo Hamburgo. Aurélio Strack, da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, ressaltou a parceria com a Prefeitura, destacando o papel do diretor de Turismo do município, como fomentador da iniciativa, Deivid Schu, assim como a Amolomba - Associação dos Moradores do Bairro Lomba Grande. “Foi uma caminhada longa e cheia de desafios. Todas as vezes que pensamos em desistir, fomos incentivados a seguir. Começamos com mais de cinquenta interessados, mas 13 empresas acreditaram no objetivo e já estão colhendo os frutos desse investimento. Empresas essas que são os indutores de uma franca mudança e fazem com que Lomba Grande atenda a uma de suas vocações naturais, que é o turismo rural”, disse Strack.

Presidente da comissão especial que trata de assuntos relacionados aos produtores rurais de Lomba Grande, Gerson Peteffi demonstrou forte entusiasmo com a nova rota turística em Novo Hamburgo. "Com certeza, a maior riqueza de Lomba Grande são suas belezas naturais, de belas paisagens com a natureza preservada. Aqui, famílias podem vir passar o dia, vivenciar momentos de lazer, diversão e alegria. São oferecidas diferentes propostas gastronômicas. E para quem gosta de esportes, no verão, além dos nossos lindos balneários com piscinas e lagos naturais, pode-se fazer ciclismo e lindas caminhadas. Por isso, convidamos a todos para que venham conhecer Lomba Grande e o que essa bela proposta dos 'Caminhos de Lomba Grande' oferece", declarou o parlamentar.

"Temos muito a agradecer aos 13 empreendedores que mantiveram vivo este importante projeto até seu lançamento e mantiveram-se firmes em um ideal maior. São pessoas que lutaram até o fim e que estão aqui hoje divulgando Lomba Grande para o Brasil e o mundo e, o mais importante, já estão vendo o resultado por acreditar que era possível tornar real essa proposta”, informou Gustavo Finck.

"Fico muito feliz em poder participar dessa Comissão Especial, dando apoio a essas pessoas. Vemos a alegria dos empreendedores que apostaram em uma proposta que já demonstra ter dado certo e torço para que mais empreendimentos se associem à iniciativa", relatou Semilda - Tita.

"Nossa ideia, como Comissão Especial, é ajudar aos produtores rurais de Lomba Grande, assim como enaltecer inciativas como essa que hoje testemunhamos como próspera e totalmente viável. Cabe também destacar o papel da agricultura familiar, que tem sido cada vez mais reconhecida em função de sua importância não apenas na produção de alimentos, mas pela função essencial de gerar emprego e renda", informou Darlan Oliveira.

"É uma honra estar aqui hoje, representando a Câmara Municipal e fazer parte desta comissão especial, que apoia integralmente essa nova rota turística oferecida em Lomba Grande. Esse empreendimento trará mais desenvolvimento e crescimento econômico não só para Lomba Grande, mas para Novo Hamburgo como um todo", disse Lourdes Valim.

 

 



 


A ROTA

A Rota Caminhos de Lomba Grande possibilita ao visitante passar o dia ao ar livre, ter contato com animais, com resgate de brincadeiras antigas, balneário, gastronomia farta para se deliciar no local ou levar para casa, tudo isso num destino de paisagens bucólicas que também são caminhos ideais para a prática de cicloturismo e caminhadas. Os empreendimentos são parceiros e incentivam o visitante a conhecer todos, mas cada um com horários e dias de funcionamento específicos.

Instagram: https://www.instagram.com/caminhosdelombagrande/

 

 

 

Lista dos locais visitados da Rota Caminhos de Lomba Grande:


SOCIEDADE GAÚCHA DE LOMBA GRANDE

Endereço: Rua Albano Guilherme Konrath, 320

Facebook: https://www.facebook.com/SociedadeGauchaDeLombaGrande

Instagram: https://www.instagram.com/sociedadegauchadelombagrande

Telefone/Whatsapp: 51 99972-0266

 

A TENDA

Endereço: Rua João Aloysio Algayer, 4570

www.fruteiraatenda.com

https://www.instagram.com/fruteira_atenda/

https://www.facebook.com/fruteiraatenda

Telefone/Whatsapp: 51 98128-5191

 

RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL LOMBA GRANDE

Endereço: Rua: João Aloísio Allgayer, 3790 - Atrás da Casa das Cucas

Facebook: https://www.facebook.com/cafecoloniallombagrande/

Instagram: https://www.instagram.com/cafecoloniallombagrande/

Telefone/Whatsapp: 51 99870-8515

 

AMIGOS DA TERRA CASA NATURAL E CAFÉ

Endereço: Rua João Aloysio Allgayer, 1605

Instagran: https://www.instagram.com/amigosdaterracasanatural/

Telefone/Whatsapp: (51) 99363-2992

 

MEL LOMBA GRANDE

Endereço: Rua João Aloísio Algayer, 1605

Instagram: https://www.instagram.com/kuhnanselmo/

E-mail de contato: kuhn.anselmo@gmail.com

Telefone/Whatsapp: 51 3596-2152

 

ECO PARQUE DA LOMBA

Endereço: Rua: Martin Luther, 599

Facebook: https://www.facebook.com/ecoparquedalomba/

Instagram: https://www.instagram.com/ecoparquedalomba/

Telefone/Whatsapp: 51 99997-9609

 

O PERDIGUEIRO RESTAURANTE

Endereço: Rua João Aloysio Allgayer, 918

Facebook: https://www.facebook.com/operdigueirorestaurante/

Intagram: https://www.instagram.com/operdigueirorestaurante/

Telefone/Whatsapp: (51) 3596-1316