Comissão de Saúde recebe dirigentes da associação para cuidado com o autista em NH

por Jaime Freitas última modificação 15/06/2022 20h46
15/06/2022 – A Comissão de Saúde (Cosde) recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, a presidente e a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA), Vivian Adriana Heydrich Machado e Sandra da Rosa de Oliveira. As dirigentes fizeram uma explanação sobre os trabalhos da associação, cuja finalidade é auxiliar as famílias no acolhimento de pessoas com autismo, fazendo o papel de escuta e orientação, e sobre alguns problemas que a instituição tem enfrentado atualmente. A reunião contou com a presença dos vereadores Raizer Ferreira (PSDB), presidente, Vladi Lourenço (PSDB), relator, e da vereadora Semilda – Tita (PSDB), que secretaria o colegiado.
Comissão de Saúde recebe dirigentes da associação para cuidado com o autista em NH

Foto: Jaime Freitas/CMNH

As dirigentes informaram que enfrentam dificuldades na manutenção da associação pela falta de recursos financeiros, razão pela qual faziam brechós solidários para a arrecadação de fundos. Conforme apontam, a Prefeitura estaria, agora, cobrando taxas para a realização dos brechós, o que antes era isento. Outra situação é a falta de uma estrutura física para a AMA. Eles pediram ao Poder Executivo um auxílio para essa ausência de espaço.

A Cosde requereu o envio de solicitação ao Executivo para a cedência de um espaço físico à associação. Sobre o brechó, o presidente da comissão afirmou fazer alterações legislativas e buscará incluir benefícios aos brechós solidários. 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.