Comissão de Meio Ambiente faz reunião na Comusa para conhecer detalhes da construção da ETE Luiz Rau

por Tatiane Souza última modificação 16/02/2022 15h41
10/02/2022 – Considerada uma obra histórica para a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, no bairro Santo Afonso, inicia-se no mês de março com a etapa de terraplanagem. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara (Comam), representada pelos vereadores Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Darlan Oliveira (PDT), reuniu-se com a direção-geral e equipe técnica da autarquia para entender detalhadamente a obra, cujo orçamento estimado é de R$ 61 milhões e que elevará de 7% para 50% o índice de esgoto tratado em Novo Hamburgo. A previsão de conclusão e início da operação da nova ETE é para 2024.
Comissão de Meio Ambiente faz reunião na Comusa para conhecer detalhes da construção da ETE Luiz Rau

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Conforme os dados da equipe técnica, a ETE vai ocupar um espaço de cerca de 4,3 hectares e terá capacidade para tratar uma vazão de 200 litros de esgoto por segundo. O projeto prevê ainda a possibilidade de ampliação da estação, permitindo um aumento para até 600 litros por segundo. 

De acordo com a diretora-geral da Comusa, Andrea Braun, enquanto a terraplanagem estiver em andamento será realizada a licitação para a contratação da empresa responsável pela construção da obra. "Nós temos um rígido contrato com os órgãos financiadores – Caixa Econômica Federal e Banrisul – e temos de cumprir um cronograma que contempla, inclusive, um trabalho socioambiental de divulgação da obra para a comunidade hamburguense. Temos o dever de informar à população os benefícios que a ETE trará”, enfatizou. O diretor técnico da Comusa, Sérgio Giugno, destacou, ainda, que a cada real investido em saneamento básico, quatro são economizados com saúde.

Os vereadores Ricardo Ritter – Ica e Darlan Oliveira salientaram a importância e a magnitude da obra e os benefícios que ela trará para os cidadãos. “Espero que essa obra devolva à população um Rio dos Sinos balneável e no qual podíamos, antigamente, também pescar”, desejou Ica. O grupo seguirá acompanhando todos os detalhes da obra. 

Reunião 

Além dos parlamentares, da diretora-geral da autarquia e do diretor-técnico, participaram da reunião a diretora administrativo-financeira, Letícia Pereira; a coordenadora de produção, Luciane Maria; e o coordenador de obras e projetos, o engenheiro civil Alexandre Grochau. Após as explicações sobre as etapas da obra, a comitiva partiu para a visitação da área que abrigará a ETE Luiz Rau. O vereador Sergio Hanich (MDB) também integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Conheça a ETE Luiz Rau (vídeo cedido pela Comusa):

Entenda os números da construção da ETE Luiz Rau:

Fase: Terraplanagem

Empresa vencedora da Licitação: Construtora Sintra Ltda

Número do contrato: 003/2022

Valor do investimento em terraplanagem: R$ 4.894.366,50

Área total do terreno: 139.000 m²

Área de terraplanagem: 42.921 m²

Prazo de execução: 4 meses

A cobertura completa desta ação da Comam pode ser assistida pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo youtube.com/TVCamaraNH. 

Saiba mais: Comusa dá ordem de início para obras no terreno da ETE Luiz Rau