Câmara terá mês de conscientização sobre a doença celíaca

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/05/2022 19h51
18/05/2022 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 18, em votação final, projeto de resolução que inclui no Calendário Pró-Saúde do Legislativo a campanha Maio Verde, voltada para ações de conscientização sobre a doença celíaca. Classificada como autoimune, a enfermidade é desencadeada pela ingestão de glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio.
Câmara terá mês de conscientização sobre a doença celíaca

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Os sinais da doença vão desde anemia e vômitos até atraso no crescimento e osteoporose. Estima-se que cerca de 1% da população mundial tenha a doença e que, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofram desse problema”, afirma Raizer Ferreira.

Como ocorre com as demais condições autoimunes, a doença celíaca é caracterizada por uma desordem no sistema imunológico que leva o corpo a atacar seus próprios tecidos, causando um processo inflamatório. Nesse caso, os anticorpos produzidos pela intolerância ao glúten danificam o revestimento do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes.

Leia na íntegra o Projeto de Resolução nº 2/2022.

Resolução

Ao contrário das leis, que são aplicadas em todo o município, as resoluções normatizam assuntos de economia interna do Parlamento e não dependem do carimbo do Executivo. Com isso, a aprovação final desta quarta é suficiente para oficializar o acréscimo do Maio Verde às outras 25 combinações de meses e cores do Calendário Pró-Saúde. O instrumento foi criado em 2019 para aliar a Câmara a associações médicas e organizações não governamentais na realização de ações de prevenção, combate e conscientização sobre diferentes enfermidades.

registrado em: