Câmara reconhece atuação do Corpo de Bombeiros durante as enchentes de 2024

por Daniele Silva última modificação 07/05/2025 19h53
07/05/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 7, o envio de uma moção de aplauso e reconhecimento ao Corpo de Bombeiros pelos serviços prestados por seus profissionais, especialmente durante o período das enchentes de maio do ano passado. De autoria da vereadora Deza Guerreiro (PP), o texto ressalta a dedicação dos servidores diante das circunstâncias desafiadoras enfrentadas na cidade. “Eles foram além dos seus deveres rotineiros, realizando resgates de pessoas e animais em vulnerabilidade, isolados pelas águas”, recorda a progressista.
Câmara reconhece atuação do Corpo de Bombeiros durante as enchentes de 2024

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

“Em tempos de crise, como durante a enchente que assolou nossa cidade e região, os bombeiros demonstraram, mais uma vez, o verdadeiro significado de servir ao próximo. Arriscando suas próprias vidas, atuaram na linha de frente dos resgates, oferecendo segurança, esperança e acolhimento a centenas de pessoas atingidas”, relata a vereadora.

Deza, que atua como protetora dos animais, destacou ainda o olhar sensível dedicado a eles, muitas vezes esquecidos em situações emergenciais. “O empenho dos bombeiros no resgate de cães, gatos, cavalos e demais espécies foi um gesto de humanidade que tocou profundamente nossa população e reforçou o valor da vida em todas as suas formas”, enfatiza. “Parabenizo cada bombeiro e bombeira por fazerem da profissão uma missão de amor, entrega e honra. Que esta moção sirva como símbolo do reconhecimento de toda a sociedade hamburguense pelo trabalho digno e inspirador que realizam diariamente”, conclui a autora.

Giovani Caju (PP) relatou a história de uma senhora que, após ser salva, retornou à comunidade para levar alimento a pessoas idosas. Daia Hanich (MDB) citou o desprendimento dos profissionais em prol dos cidadãos. Eliton Ávila (Podemos) agradeceu pelo trabalho prestado à sociedade, sempre com zelo e celeridade. Lembrou também de João Vidal Campanhoni, primeiro bombeiro de Novo Hamburgo.

Também rememorando um salvamento feito durante as cheias, Joelson de Araújo (Republicanos) ressaltou que os profissionais merecem o reconhecimento de toda a população. Ricardo Ritter – Ica (MDB) frisou que a atuação dos bombeiros evitou inúmeros óbitos na cidade. Enio Brizola (PT) pontuou os esforços empreendidos pela corporação não só na enchente de 2024, mas em desastres climáticos ocorridos ao longo dos últimos anos. Juliano Souto (PL) recordou a história do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, que completará 73 anos em 2025. “Vocês são pessoas que dão a vida pelo cidadão. Aqueles caras que estão prontos para entrar em ação a qualquer momento.”

Professora Luciana Martins (PT) relatou o fascínio das crianças pela profissão, cujo reconhecimento social é um dos mais altos. “Que possamos traduzir esse reconhecimento em condições de trabalho, salário e carreira”, desejou a vereadora. O presidente Cristiano Coller (PP) agradeceu a presença dos bombeiros para acompanhar a votação e enfatizou a importância do trabalho conjunto na prevenção de novas tragédias.

Ao ocupar a tribuna, o sargento Carlos Antonio Forlin relatou as inúmeras atividades realizadas pela corporação no período das enchentes e como cada um dos profissionais fez a diferença no atendimento às ocorrências. “A gente está ali 24 horas por dia, sete dias na semana, ao longo de todo o ano. Qualquer hora que vocês baterem naquele quartel, vai ter alguém para receber e ajudar”, finalizou.

Além da aprovação unânime em plenário, a Moção nº 20/2025 recebeu as assinaturas dos demais vereadores presentes.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.