Câmara promove debate sobre manutenção da Trensurb como empresa pública

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/04/2025 12h52
29/04/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo abrirá seu plenário na noite da próxima quinta-feira, 8, para sua quarta audiência pública em 2025. O objetivo desta vez é debater a importância da manutenção da Trensurb sob o controle do Governo Federal, em tempos de discussões sobre sua privatização. Convocada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), a atividade está marcada para as 19h e terá transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Criada em abril de 1980 para implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo norte da Região Metropolitana, a Trensurb é uma empresa pública vinculada ao Governo Federal. A União detém 99,8812% de suas ações, com o restante dividido entre o Estado e o município de Porto Alegre. Desde 2014, quando concluída a expansão dos trilhos até o centro de Novo Hamburgo, seus trens percorrem diariamente um trajeto de 43,8 quilômetros. São 22 estações interligando seis cidades vizinhas, em um trabalho que movimenta aproximadamente 1.100 colaboradores.

Proponente da audiência pública, a Codir é composta pela presidente Professora Luciana Martins (PT), pelo relator Eliton Ávila (Podemos) e pelo secretário Enio Brizola (PT).