Câmara presta homenagem aos 45 anos da Rádio União
“Celebrar os 45 anos é, acima de tudo, reconhecer uma história de dedicação e de compromisso com a cultura, com a música, com a informação de qualidade e, principalmente, com as pessoas. A União nasceu de um sonho, que encontrou nas ondas do rádio o caminho para alcançar lares, corações e mentes. São 45 anos de debates construtivos, de entretenimento e de prestação de serviços à comunidade, sendo a voz do povo e o espelho da nossa região. Hoje, homenageamos este veículo com toda a gratidão que sentimos a todos que fizeram parte de sua história. Que a União continue sendo farol, ponte e palco, unindo vozes, histórias e esperanças”, frisou a proponente.
O diretor da rádio, Rodrigo Giacomet, agradeceu a homenagem, enalteceu a equipe que dá vida à emissora e lembrou os comunicadores e colaboradores que se sucederam ao longo dessas mais de quatro décadas. “Estamos há 16.617 dias no ar, aproximando pessoas e falando de coisas boas. Mas, se estamos aqui hoje, é porque houve dezenas de profissionais que permitiram isso”, reiterou Giacomet, que falou sobre a expansão da marca.
Fundada em 6 de março de 1980, a União conta hoje com filiais em Pelotas e Blumenau. Com isso, suas ondas sonoras alcançam não apenas região metropolitana, serra, vales e litoral gaúcho, mas também a zona sul do estado e uma longa lista de cidades catarinenses. Além de ampliar sua abrangência, ao longo dos anos a emissora também promoveu adaptações em sua programação, acompanhando tendências e buscando maior aproximação a seu universo de ouvintes.
Parte do dia a dia
Outros vereadores também deixaram suas congratulações à equipe de comunicadores. O suplente Emerson Motora (PP), colega de partido de Deza Guerreiro, parabenizou a União FM pelos serviços prestados à comunidade. “Que venham ainda muitos anos pela frente”, desejou. Eliton Ávila (Podemos) corroborou a fala do progressista e destacou o espírito comunitário da emissora, apoiadora de diversos eventos realizados na região. “Além disso, vocês levam a nossa cidade e a nossa cultura para outros lugares”, acrescentou o vereador, em alusão à extensão da rede a Blumenau e Pelotas.
Enio Brizola (PT) discorreu sobre sua ligação pessoal com a rádio. “Minha família chegou a Novo Hamburgo no final dos anos 1970, e logo fui trabalhar em uma indústria de calçado. A empresa instalou um sistema de som e passávamos o dia inteiro ouvindo a União. É uma emissora que faz parte da história da nossa cidade, geradora de emprego e defensora da nossa cultura”, celebrou.
O presidente Cristiano Coller (PP) seguiu na mesma linha. “Sou ouvinte da Rádio União e posso dizer que ela já faz parte do meu dia a dia. E é assim para diversas famílias. Uma emissora que informa, emociona e acompanha a nossa rotina; que nos faz companhia no caminho para o trabalho, nas tarefas de casa e nas pausas de descanso. É a voz que leva notícia, boa música e, muitas vezes, até alívio para o coração. E tudo isso só é possível graças ao trabalho incansável de uma equipe de comunicadores e colaboradores que, juntos, mantêm sua reconhecida qualidade. A Rádio União é patrimônio cultural da nossa cidade. São 45 anos de história, dedicação e presença constante, acompanhando gerações e construindo memórias”, finalizou.
Ricardo Ritter – Ica (MDB) citou ter ouvido pesquisa que coloca a União como uma das rádios mais ouvidas na região metropolitana. “Isso mostra um crescimento bem alicerçado, resultado de 45 anos de trabalho”, atribuiu o vereador. Segundo Giacomet, os 11,5 mil ouvintes por minuto registrados pela emissora em julho, considerando apenas a Grande Porto Alegre, deixam a União perto de outras grandes emissoras da Capital. “A Gaúcha, grande referência no nosso estado, tem 12 mil ouvintes por minuto na mesma região. É muita gente que escuta a União FM 105.3”, comemorou.
Professora Luciana Martins (PT) salientou sobre o eterno temor de que novas tecnologias deem um fim ao rádio. “Estamos falando de um meio de comunicação que, há pouco tempo, diziam que desapareceria. Mas a resiliência, o trabalho e o comprometimento de seus profissionais o tornam hoje fundamental. As novas gerações precisam ouvir rádio. Então que se mantenha viva essa voz tão importante para Novo Hamburgo. A União tem programas que fazem parte da nossa cultura e da nossa memória afetiva. Que siga sempre inovando e trazendo novos ouvintes”, finalizou a vereadora, que teve seu discurso comentado por Giacomet. “Pesquisa aponta que 90% dos brasileiros ouvem rádio. Ele segue firme e forte. Por sua magia, pela companhia e pela facilidade de acesso”, sustentou o diretor.