Câmara manifesta apoio à permanência de professor do Instituto Seno Frederico Ludwig

por Tatiane Souza última modificação 27/10/2025 19h32
27/10/2025 – Os vereadores de Novo Hamburgo aprovaram por unanimidade, na sessão plenária desta segunda-feira, dia 27, a Moção nº 56/2025, de autoria do vereador Enio Brizola (PT). O documento manifesta apoio à permanência do professor de Física Rinaldo Roberto de Almeida no Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig e solicita à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS) que reavalie a decisão de sua possível transferência para outra escola.
Câmara manifesta apoio à permanência de professor do Instituto Seno Frederico Ludwig

Crédito: Moris Musskopf /CMNH

“A proposta destaca o papel relevante desempenhado por Rinaldo como educador, especialmente pela contribuição à formação integral dos estudantes e pela condução de projetos científicos e pedagógicos reconhecidos dentro e fora da escola”, defende o vereador Enio Brizola.

De acordo com o texto, o trabalho do docente resultou em importantes conquistas acadêmicas, incluindo participações e premiações em feiras científicas de nível nacional. Entre elas, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), da qual o Instituto Seno Frederico Ludwig participou pela primeira vez sob orientação do professor.

O documento também menciona que estudantes e a comunidade escolar têm se mobilizado contra a transferência, promovendo manifestações públicas em defesa da permanência do educador. Ainda segundo a moção, uma eventual mudança de unidade acarretaria prejuízo pedagógico imediato a cerca de 16 turmas de Física que ficariam sem docente.

Discussão da moção em plenário

Enio Brizola (PT) lembrou que a Secretaria Estadual de Educação determinou a transferência do professor de Física para lecionar Matemática na Escola Estadual Antônio Vieira, em uma ação para suprir a falta de docentes na rede estadual. “Como diz o ditado, não se deve descobrir um santo para cobrir outro. O Estado precisa valorizar melhor os professores, pagar melhor os professores. Não é da vontade dele essa mudança, e isso também deve ser respeitado”, afirmou da tribuna. O parlamentar defendeu ainda a realização de concursos públicos e criticou a terceirização na educação.

Professora Luciana Martins (PT) agradeceu por poder assinar a moção e destacou o reconhecimento de alunos, que chegaram a fazer cartazes dizendo “Fica, professor!”. “Quando a sociedade reconhece e pede, nas ruas, para que um professor permaneça, é a concretização de discursos em ações concretas. Não adianta o Estado fazer lives em redes sociais dizendo que valoriza a educação, se, na prática, se demonstra falta de sensibilidade ao transferir um professor de Ensino Médio no final de outubro e deixar 16 turmas sem docente. Isso compromete a educação pública de qualidade”, afirmou.

Com a aprovação, a Câmara encaminhará ofícios à direção do Instituto Seno Frederico Ludwig, à 2ª Coordenadoria Regional de Educação, à Secretaria Estadual de Educação e à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, reafirmando a importância da continuidade do trabalho do professor Rinaldo para a comunidade escolar.

Eliton Ávila (Podemos) reforçou que Rinaldo é professor e referência dos trabalhos do Instituto Seno Frederico Ludwig que participam, a partir desta terça-feira, 28, da Mostratec - maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. O parlamentar manifestou insatisfação com a secretaria Estadual de Educação. “Veio com a promessa de qualificar a educação, mas não vemos resultados práticos na vida real”, afirmou. O parlamentar também criticou a condução do turno integral na rede estadual, a escolha da faixa etária beneficiada e a falta de cursos de formação para os profissionais.

Leia a Moção nº 56/2025 na íntegra 

O que é uma moção? 

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.