Câmara homenageia os 70 anos do Sindilojas Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 24/07/2019 21h11
24/07/2019 – O Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas) completou 70 anos de sua fundação no último dia 18. Para celebrar a data, a Câmara dedicou o início da sessão desta quarta-feira, 24 de julho, para uma homenagem à entidade, que conta com mais de 400 empresas associadas nas cinco cidades em que atua. O ato de reconhecimento do Legislativo foi proposto pela bancada do MDB, composta pelos vereadores Gerson Peteffi, Inspetor Luz, Raul Cassel e Sergio Hanich.
Câmara homenageia os 70 anos do Sindilojas Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O presidente da Câmara, Raul Cassel, foi o primeiro parlamentar a ocupar a tribuna para homenagear a entidade. Ele lembrou que o município completou 92 anos de existência e com apenas 22 anos da emancipação foi fundado o Sindilojas. O vereador, que falou em nome de sua bancada e da Rede, também ressaltou que a instituição tem enfrentado novas situações com a evolução tecnológica e o surgimento do comércio eletrônico. “Certamente, as vendas online se tornaram um grande desafio para os lojistas de hoje. Como resultado, vemos muitas vezes lojas esvaziadas, sem um cliente presencial, o que impacta diretamente na empregabilidade de muitos hamburguenses. Sabemos que surgem a todo instante novas maneiras econômicas, novos métodos comerciais, que também podem trazer ganhos, rendimentos e trabalho. É preciso acompanhar essa evolução por meio de uma capacitação forte dos trabalhadores do setor. E a missão do Sindilojas não está concluída. Existem muitos empreitadas pela frente. Desejo a vocês muito otimismo muita perseverança. Um grande abraço também aos colaboradores da instituição, que ao longo desses 70 anos trabalharam em prol da entidade do comércio de Novo Hamburgo”, finalizou Cassel.

Enio Brizola, que falou em nome da bancada do seu partido, o PT, lembrou das mudanças implementadas com a reforma trabalhista e seu impacto social. “Quero dizer que vivemos sim, tempos difíceis, nos quais o que é negociado prevalece sobre o julgado. Com isso, houve um enfraquecimento dos sindicatos, tanto empresariais quanto de trabalhadores, órgãos indispensáveis à sociedade, que são os responsáveis pela organização de suas categorias. Trabalhadores sendo demitidos pela baixa movimentação no comércio. Não há produção sem comercialização, não há desenvolvimento econômico sustentável sem a comercialização. Mas o momento é de homenagear um sindicato que está fazendo 70 anos de pleno funcionamento, com suas formações diretivas, com as suas assessorias, consultorias, prestação de serviços à categoria que representa. Ficamos aqui, na luta diária e na expectativa de que coisas boas aconteçam, para que a economia desse país volte a crescer de fato, na possibilidade de termos melhores condições de vida e de ter de volta um desenvolvimento econômico para que o comércio não continue perecendo da forma como está, com trabalhadores sendo demitidos pela baixa movimentação que enfrenta. Essa também é a nossa luta e essa Câmara está engajada para a construção de novos caminhos e oportunidades. Em breve, traremos esse debate a esta Casa, com o Seminário de Desenvolvimento Econômico. Certamente, teremos a contribuição de vocês aqui, ajudando nessa construção”, declarou Brizola.

“Temos aqui hoje uma instituição que desde o ano de 1949 vem lutando por melhorias, firmando convênios, parcerias e buscando excelência na área comercial. Na história de nossa cidade, poucos sabem que a nossa primeira vocação foi o comércio e depois veio a indústria. Hoje, as atividades estão muito próximas uma da outra no nível de importância, mas o comércio representou, representa e certamente vai continuar representando muito nosso município, principalmente pelo retorno financeiro que proporciona aos cofres públicos. Ficamos muito felizes em ver vocês realmente lutando por um comércio melhor, por melhor capacitação dos empresários associados e dos comerciários. A população hamburguense e da região são beneficiadas quanto melhor é o serviço, quanto melhor é o atendimento”, disse o vereador Felipe Kuhn Braun, que falou em nome de sua bancada (PDT) e da do PP.

Patricia Beck (sem partido) enalteceu a história do comércio e a importância dele para a cidade de Novo Hamburgo. “Logo no início do nosso município, ainda tão jovem, com apenas 22 anos viu nascer um sindicato que representa os comerciantes da região. Vemos a importância social que há quando falamos de sindicatos. Lembramos muito dos trabalhadores, mas esquecemos dos patronais. Sem patrão não há empregados. Se não tem o empreendedor, não tem quem vai trabalhar. Isso precisa ser debatido em nosso país. Não podemos mais separar o empregador do empregado, ambos precisam um do outro, ambos crescem juntos, passam por dificuldades comuns. É preciso enaltecer o trabalho de vocês, da valorização ao associado, da luta pelas brigas necessárias, do enfrentamento a tanta burocracia para quem busca empreender. Que vocês tenham muitos anos de vida e que muitas outras pessoas possam se engajar dentro desse sindicato, para que ele possa ser parceiro em tantas outras atividades em nossa comunidade. Que a disposição não falte e que muitos possam se espelhar no trabalho que vocês realizam hoje para Novo Hamburgo”, frisou a vereadora.  

Após a bancada do MDB entregar um quadro que marcou a homenagem ao Sindilojas, o presidente da instituição, Remi Scheffler, ocupou a tribuna para seu discurso de agradecimento. “O Sindilojas Novo Hamburgo celebrou 70 anos de atividades nessa última quinta-feira, dia 18 de julho, e hoje ele recebe esse importante reconhecimento da Câmara Municipal, firmado pela bancada do MDB com o consentimento de todos os edis. Eu preciso resumir esse momento com duas palavras singelas e emblemáticas: agradecimento e alegria. Posso afirmar que a gratidão é uma das mais dignas das virtudes humanas, nenhum dever pode ser mais importante que a gratidão. Aqui estou em nome do Sindilojas, mas não posso deixar de lembrar de todos que participaram, que ajudaram a criar esse caminho durante todos esses anos, muitos de glória, de bons e maus momentos. Daqueles que estiveram presente na prosperidade e na dificuldade. Faço esse agradecimento na certeza de que nada se constrói sozinho senão em parceria, em espírito coletivo. É com muita alegria que estamos aqui hoje. Ao lado dos colegas de diretoria, digo que não teria sentido essa homenagem sem a presença de cada um de vocês, meus diretores! A homenagem dessa tarde tem para nós um caráter especial, significa muito mais do que a lembrança de aniversário. Significa o reconhecimento do êxito de um compromisso com uma causa, uma missão com valores que dão sentido à nossa existência enquanto entidade de classe do comércio varejista local. É importante salientar que representamos quatro mil estabelecimentos comerciais aqui na nossa região e temos mais de 400 sócios ativos. Vivemos com o objetivo de oferecer melhores condições a essa classe por nós representada. Para concluir, deixo um ditado popular que reflete exatamente a nossa linha de pensamento: ‘as adversidades despertam em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas’. Então, meu mais profundo agradecimento pelo reconhecimento ao nosso Sindilojas Novo Hamburgo”, falou emocionado o presidente da instituição, Remi Scheffler.

 

O Sindilojas

Fundado em 18 de julho de 1949, o Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo nasceu para representar as atividades comerciais que já se consolidavam no município. Administrada por empresários, a instituição pauta seu trabalho pela busca de soluções adequadas a seus associados, o incentivo à categoria, a promoção de eventos sociais e culturais, a realização de campanhas e a oferta de produtos, serviços e atividades de qualificação profissional. Hoje também com atuação nas cidades de Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga, o Sindilojas alcança mais de 400 empresas e quase 4 mil contribuintes.