Câmara homenageia forças de segurança pelo trabalho realizado após ameaça de atentado em escola

por Tatiane Souza última modificação 29/09/2025 21h38
29/09/2025 – Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 29, moção de autoria do vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB) manifestando aplausos e agradecimentos às instituições de segurança e órgãos públicos que atuaram diante de uma ameaça de atentado em escola da cidade. O documento destaca a atuação rápida, preventiva e coordenada para garantir a segurança de estudantes, profissionais da educação e famílias.
Câmara homenageia forças de segurança pelo trabalho realizado após ameaça de atentado em escola

Fotos: Pyetra Guimel/CMNH

Ica usou a tribuna para defender a matéria. Entre as medidas adotadas, destacou o vereador, estiveram o aumento da presença de forças de segurança nas escolas, o avanço das investigações e a suspensão temporária das aulas da rede municipal nos dias 8 e 11 de agosto. A Moção nº 51/2025 cita especificamente o trabalho integrado das seguintes instituições: Secretaria Municipal de Segurança, guardas municipais de Campo Bom, Estância Velha, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo, bem como empresas e profissionais de monitoramento e segurança privada. “Essa atuação conjunta demonstrou eficiência e seriedade, reforçando a confiança da população na prevenção e proteção do poder público. Parabéns a todos que atuaram nesse momento de crise”, destacou Ica.

O texto da moção ressaltou ainda a importância da responsabilidade da população na disseminação de informações, evitando boatos e pânico, o que contribuiu para a condução equilibrada e eficaz do episódio. Além de Ica, subscreveram a moção os vereadores Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Eliton Ávila (Podemos), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Giovani Caju (PP), Ico Heming (Podemos), Ito Luciano (Podemos), Joelson de Araújo (Republicanos), Juliano Souto (PL) e Professora Luciana Martins (PT)

Juliano Souto salientou o orgulho de ver a farda azul da Guarda Municipal circulando pela cidade. “A nossa Guarda merece todo nosso carinho e consideração. Precisamos ensinar as crianças nas escolas que Guarda, Polícia Civil e Brigada Militar são ombros amigos. Conseguimos liberar com o deputado federal Tenente-Coronel Zucco uma emenda de R$ 300 mil para a aquisição de novas motos para o Grupamento Especializado em Segurança com Motos (Gescom). Precisamos equipar a corporação com armamento e viaturas. Que vocês continuem firmes e fortes nesta batalha”, disse o parlamentar, ao mencionar que os vereadores devem atuar juntos por uma cidade mais segura.

Joelson de Araújo também parabenizou as entidades citadas na moção. “Destaco a emenda do deputado estadual Delegado Zucco, que possibilitou a aquisição de duas viaturas e um drone, para equipar nossa Guarda e ampliar o êxito nos serviços prestados. Vocês fazem uma segurança pública eficaz e estão sempre prontos para proteger a comunidade", apontou.

Professora Luciana Martins ressaltou a importância da presença das forças de segurança nas escolas. “É muito bom tê-los por perto, atentos e presentes. Sabemos que, diante de comportamentos extremos, contamos com o compromisso de vocês com o projeto Escola Mais Segura. Vocês são parceiros fundamentais, promovendo segurança com ações contínuas e em parceria com outras áreas. Infelizmente, vivemos um discurso de ódio que não se resolve apenas com armas. Segurança é um preceito constitucional, e todos nós temos um compromisso com ela. Que vocês tenham condições adequadas de trabalho, carreira valorizada, assistência e previdência fortalecida. Assim, poderemos ter uma cidade melhor de se viver, com mais segurança e educação para todos", falou.

Daia Hanich destacou o empenho dos profissionais no episódio. “Parabenizo todos os envolvidos na atuação. Muitos estavam de folga e deixaram de estar com sua família para proteger nossas crianças.” Ela ainda afirmou que levará a pauta de melhores condições de trabalho à reunião que terá com o vice-governador do Estado.

Já Deza Guerreiro se disse honrada em assinar a moção. “Parabéns a cada um de vocês, não apenas pela atuação nesses dias, mas em todos os outros. Tenho muito carinho, respeito e admiração pela GM. Vocês estão sempre cuidando da nossa cidade.”

Diversos profissionais de segurança pública prestigiaram a homenagem no Plenário da Câmara. Emerson Edinei Lopes, diretor da Guarda hamburguense, usou a tribuna para agradecer a moção e detalhar as ações realizadas durante o período de crise. “O que tivemos naquelas duas semanas foi uma guerra urbana, de tecnologia da informação e de inteligência. Assim que ficamos sabendo da ameaça, chamamos o Consepro para a conversa e acionamos todas as empresas privadas de segurança, para que de forma organizada pudéssemos cobrir o maior número de escolas municipais possíveis: 91 escolas e sete espaços pedagógicos. Pedimos ajuda também de guardas de cidades vizinhas”, explicou.

Edinei detalhou as estratégias adotadas, justificando a presença de guardas armados em algumas escolas e de rondas em outras. “A Brigada Militar, nossa força armada irmã, ficou responsável pelas escolas estaduais. Todos as redes, inclusive particulares e federal, ficaram asseguradas. Enfrentamos ameaças constantemente e sempre trabalhamos para garantir a segurança. Muito obrigada pela moção", salientou o diretor.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

 

registrado em: